Um levamento da Conexis revelou que quatro das 27 capitais brasileiras terminaram 2023 sem conformidade com Lei Geral de Antenas (LGA), o que é importante para a implementação do 5G. São elas: Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Recife.

Além disso, oito das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes (excluindo as capitais, segundo dados recentes do IBGE) também não estão em conformidade com a LGA e outras seis precisam fazer revisões para incentivar a instalação de antenas. As outras 12 cidades estão aptas à instalação de equipamentos de telecomunicações mais novos.

Dos 102 municípios entre 201 mil e 499 mil habitantes, 53 não têm leis, 15 precisam de revisão e 33 estão preparadas. Ao todo, 7,16% das 5,5 mil cidades do Brasil não estão com a regulação de antenas atualizada, o equivalente a 398 cidades.

Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis, lembra que as operadoras instalaram rede 5G nas capitais, mas dependem de mais antenas para garantir uma melhor cobertura. Ferrari também reforça que o tema deve ganhar força neste ano com as eleições municipais.

Vale lembrar, o cronograma do edital do 5G estipula ainda a instalação do 5G nas cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025 e nas cidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026. De acordo com a associação, as operadoras anteciparam parte dessas metas, uma vez que todas as cidades com mais de meio milhão de habitantes têm a quinta geração, assim como a maioria das cidades com mais de 200 mil habitantes.

Imagem de arquivo: Antenas na zona sul de São Paulo (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)