mensageria

Uma pesquisa realizada pelo MEF com 450 empresas de nove países, incluindo o Brasil, averiguou a adoção da autenticação por SMS. Foram entrevistadas empresas de 250 a 25 mil funcionários, todas com departamento de P&D. A maioria das companhias brasileiras ouvidas (88%) usam o SMS como opção de senha única, o chamado SMS OTP (One Time Password). Já 12% das companhias não usam o SMS OTP, mas 2% planejam adotar no futuro.

Em relação aos receios com o SMS OTP, 90% das companhias se preocupam com segurança; 54%, com a experiência do usuário; 28%, com o custo; e 20%, com a gestão. O estudo revela ainda que 42% usam apenas linhas de celulares móveis como forma de identificação e autenticação de clientes, 34% planejam usar apenas o mobile, 22% usam linhas fixas e móveis e 2% só linhas fixas.

Números globais

Dos dados globais, os destaques são que dois terços das empresas usam apenas linhas celulares para identificação. Nos setores empresariais, quase a totalidade (93%) das companhias usam o SMS OTP para algum aspecto da verificação, como onboarding, mudança de dados e verificação de informação.

Note-se ainda que as empresas, no geral, se preocupam com segurança (78%) e experiência do usuário (64%) na solução.