A Motorola e Neogrid anunciaram nesta segunda-feira, 25, uma parceria estratégica para ampliar o MotoTalk com inteligência artificial (IA) que atende o segmento B2B, em especial os setores de varejo e indústria. A novidade permite que as empresas se tornem mais efetivas e agilizem os processos que antes eram feitos de forma manual, focando na personalização da jornada das corporações.

Disponível para iOS e Android, além de desktop, a ferramenta é um serviço de nuvem de gerenciamento de equipe com funções de mensageria, push-to-talk (PTT) individual ou em grupos, chamada de voz, aviso de alerta, rastreamento em tempo real, ponto eletrônico geolocalizado, gerenciamento de tarefas e pesquisas e reconhecimento de imagens com IA. Todos os recursos continuam funcionando se o aparelho estiver offline. Atende todas as operadoras e roda nas redes 3G, 4G, 5G e Wi-Fi.

Anteriormente, o diretor de vendas da Motorola for Business no Brasil, James Mattos, contou que o mercado B2C começou a decair após a entrada das big techs. Ele comenta que esse foi o resultado da queda dos consumidores, levando à decisão de manter o MotoTalk somente para as empresas. As informações foram divulgadas nesta manhã, em evento realizado pelas duas companhias em São Paulo.

A solução oferece também funcionalidades customizadas para times de trade marketing que buscam melhorar a execução de atividades em pontos de venda. Para isso, o reconhecimento de imagens com uso de inteligência artificial foi uma dessas estratégias. Dentro da aba do gerenciamento de tarefas e pesquisas, o usuário pode, por exemplo, registrar com uma foto uma prateleira para informar a quantidade de itens, contabilizando cada produto como pacotes de cafés, biscoitos e bolachas ou chocolates. Com isso, reduz a necessidade de fazer a contagem manualmente. Além disso, a foto capturada e reconhecida pela IA agrega também os preços.

A participação da Neogrid aparece na análise de dados antes e depois da contagem. Com o tempo, o cliente consegue ver o desempenho da sua empresa e, por sua vez, analisar as melhores estratégias para vender melhor, por vezes por falta de abastecimento no estoque, por problemas específicos ou situações que precisam ser melhoradas em relação à performance – seja pela posição em que o produto está colocado ou pela quantidade exposta.

No caso da customização, cada empresa pode gerenciar as tarefas para os seus colaboradores. Aos que têm acesso ao MotoTalk, o horário de rastreamento tem um limite, acontecendo apenas em horário comercial.

De acordo com Jean Klaumann, CEO da Neogrid, a solução está restrita ao Brasil, apesar de ambas as companhias estarem posicionadas internacionalmente. Além disso, ele conta que serão 50 empresas de portes variados para experimentar a versão beta até o fim deste ano. Serão 95% do setor de alimentos. Essa iniciativa se dá em, não somente se restringir às grandes empresas, mas também atender às pequenas e médias (PMEs) “para que possam começar a olhar para situações que não podiam nem imaginar”.

Sobre a assinatura, não terá um preço tabelado. Os produtos da plataforma serão disponibilizados a partir de planos personalizados que cada empresa necessitar. No futuro, Motorola e Neogrid têm a expectativa de disponibilizar de forma exponencial para os setores do varejo, como, por exemplo, home center, beleza, farmácia e eletrônicos.