Tokio Marine

Bot Marina da Tokio Marine

A Tokio Marine lançou recentemente seu chatbot via Apple Business Chat (ABC), ou seja, dedicado a usuários do iMessage, serviço de mensageria dos dispositivos Apple. O chatbot chega aos usuários da operadora de seguros com opções de autoatendimento para seguro residencial e de veículos. Entre suas funções estão:

  • segunda via de apólice ou boleto;
  • solicitação do termo de quitação de apólice;
  • abertura e acompanhamento de assistência 24 horas para o produto Auto;
  • abertura e acompanhamento de um sinistro;
  • e acesso a uma carteirinha digital que pode ser salva no dispositivo móvel.

Batizado de Marina, a robô de conversação foi desenvolvida em parceria com a XGEN. De acordo com Adilson Lavrador, diretor executivo de operações, tecnologia e sinistros da seguradora, Marina é baseada em inteligência artificial, mas também tem transbordo para atendimento humano.

“Tem inteligência artificial e atendimento humano. Se a Marina não atender o segurado ou caso ele queira falar com um atendente, é possível acionar o nosso Contact Center via o próprio Chat do Apple Business Chat.”, disse o executivo em resposta por e-mail ao Mobile Time.

Lavrador explicou ainda que atualmente o bot está “apartado de outros sistemas e bases” da companhia, mas a ideia é integrar todos os atendimentos no futuro. Além disso, o diretor afirmou que haverá outros produtos e serviços integrados ao ABC e pretende tornar esse canal de atendimento digital “tão importante como os outros produtos da companhia” (exemplo, WhatsApp e aplicativo), de forma a atuar com atendimento omnichannel.