O fundador e CEO da Huawei, Ren Zhengfei, deseja licenciar a tecnologia 5G da empresa para uma companhia norte-americana. Na manhã dessa quinta-feira, durante o programa “A Coffee With Ren”, na CNBC International com a âncora Christine Tan, o executivo reforçou que não pretende licenciar para todas as empresas do ocidente, mas apenas para uma, de forma exclusiva, dos Estados Unidos. A proposta é criar uma nova concorrente, com capacidade de ganhar escala.

Segundo Zhengfei, o objetivo é compartilhar tudo aquilo que envolve as patentes da tecnologia 5G: códigos-fonte, hardware, software, know-how de produção e até mesmo o design de chips, por exemplo. A ideia é que a Huawei e a empresa em questão comecem a competir de igual para igual no 5G. E, claro, mesmo saindo no mesmo nível, Ren acredita que a Huawei iria ganhar a competição.

“Ao vender as licenças, temos mais recursos e podemos investir mais na área de inovação. Além do mais, Huawei estimula a competição e isso faz com que a gente esteja sempre trabalhando duro para sermos os melhores. A competição vai fazer o mundo um lugar maior e melhor”, disse.

O CEO da companhia chinesa explicou também que definiu que o concorrente fosse dos EUA porque em mercados como Japão, Coreia do Sul e Europa já contam com um desenvolvimento avançado da rede de quinta geração, mas não no país de Donald Trump.

“Não estamos preocupados com o surgimento de um forte concorrente”, disse Zhengfei. “Ficarei muito feliz se ele [o concorrente] puder realmente desafiar a Huawei, ajudando-nos a nos tornarmos mais eficientes e a eliminar áreas de negócios e funcionários de baixo desempenho. Essa concorrência será ao redor do mundo, não restrita ao mercado norte-americano”.

Proibida

A Huawei foi incluída na Lista de Entidades de Washington, em maio. Isso impede que empresas comprem seus produtos e serviços nos EUA. Desde então, a chinesa vem intensificando os investimentos estratégicos e adicionou milhares de pesquisadores em uma tentativa de combater a proibição nos EUA, disse Zhengfei em entrevista ao The Economist, em 10 de setembro.

Apesar da restrição nos EUA, a Huawei avança pelo resto do mundo em 5G: conseguiu 60 acordos comerciais até o momento, segundo o presidente rotativo da empresa, Ken Hu Houkun, em uma conferência de imprensa em Xangai neste mês.