Carlos Baigorri

Foto: Painel Telebrasil 2022/Divulgação

Na economia digital, cada um olha para sua árvore, mas ninguém olha para a floresta inteira. A frase foi dita pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, na abertura do Painel Telebrasil 2022, na manhã desta terça-feira, 28. Segundo ele, o setor é fragmentado em várias agências reguladoras, como Anatel e Ancine, e não existe um órgão centralizador. “Precisamos pensar nisso, pois vivemos um momento de inflexão”, Baigorri.

O presidente da Vivo, Christian Gebara, também levantou a bandeira da transformação digital e de sua abordagem pelo poder público. “Que a pauta da digitalização não esteja apenas no MCom. Esta pauta deve permear todos os ministérios, todas as esferas do setor público: os ministérios da economia, da educação, da agricultura etc. Em todos os lugares”, pontuou.

Para Gebara, a total digitalização do País é fundamental para diminuir a desigualdade social e econômica e, para tanto, é necessária uma mudança no modelo de regulação para que haja um estímulo a mais para investimentos na conectividade.