O Carrefour (AndroidiOS) é uma das empresas brasileiras que está testando em primeira mão duas ferramentas do TikTok (AndroidiOS) de criação de conteúdo e análise da jornada de compra do cliente com inteligência artificial, o TikTok Symphony e o TikTok Market Scope. A informação foi confirmada por executivos das duas empresas durante o NSG 2025, evento organizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) nesta terça-feira, 28.

Lançado em junho deste ano, o TikTok Market Scope permite ao anunciante ver como a audiência é impactada pelas marcas e como esse impacto se move dentro do funil de vendas, do contato até a conversão de venda. Por meio do TikTok Ads, o seu algoritmo considera oito comportamentos do usuário (como tempo na plataforma, compartilhamentos e curtidas) para entender se a audiência se torna cliente. Mais antiga, de junho de 2024, a outra solução é o TikTok Symphony, um prompt de IA por meio do Creative Assistant que possibilita a criação de conteúdos em vídeo para marcas, inclusive avatares.

No Scope, o Carrefour é um dos primeiros usuários no Brasil. No Symphony, o varejista está usando para capturar novos consumidores para o Sam’s Club. O mesmo está fazendo o Magalu (AndroidiOS), que optou por criar mais campanhas com a avatar Lu e, com isso, reduziu o tempo de lançamento de campanhas com a persona digital de horas para minutos.

Estratégia do TikTok

De acordo com Danielle Crahim, diretora de negócios da plataforma de vídeo, o intuito das soluções é ajudar as empresas do mundo físico a terem sucesso na rede por meio de suas ferramentas: “Atuamos fortemente para entender como as nossas tecnologias podem apoiar os clientes”, disse.

“Queremos estar onde o público está com a devida atenção dele”, completou Crahim, ao explicar que a estratégia da companhia é ser commerce everywhere (comércio em todos os lugares, na tradução livre) para uma plateia com executivos de supermercados.

A representante da rede social afirmou ainda que vê “grandes oportunidades” trabalhar com as marcas para fazer campanhas cooperadas. Como base para fazer essas campanhas, a diretora explicou que as pessoas passam em média 70 minutos por dia vendo conteúdos na plataforma de vídeo: “Temos a oportunidade de capturar o cliente dentro desse período”, concluiu.

“Como TikTok, nós podemos ser propulsores do negócio dos nossos clientes em todas as dimensões. Por exemplo, o TikTok aumenta em até três vezes o crescimento de idas de consumidores às lojas físicas que outras plataformas. Em rentabilidade, também de campanhas online, nós temos o dobro contra outras plataformas”, completou.

Carrefour e a IA

Por sua vez, Pablo Lorenzo, CEO do Grupo Carrefour Brasil e América Latina, afirmou que o uso da IA no varejo é algo similar ao avanço do comércio eletrônico, uma vez que pode ser eficiente e melhorar a produtividade para tomar melhores decisões. Mas não deve substituir as relações humanas.

“IA não vai matar o relacionamento humano. Precisamos, sim, fazer líderes eficientes para que o relacionamento humano seja forte com os nossos clientes, seja no físico e no digital. Precisamos de líderes que usem a IA para criar mais valor para o negócio. E sem valor para o cliente não tem valor para o negócio”, disse.

Imagem principal, da esq. para dir: Pablo Lorenzo, CEO Grupo Carrefour Brasil e América Latina; Danielle Crahim, diretora de negócios do TikTok Brasil; Carlos Correa, diretor-geral da APAS (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!