Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

Nesta semana que antecede o pleito do próximo domingo, 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que o e-Título (Android, iOS), teve mais de 30 milhões de eleitores que ativaram seus documentos digitais no app na última segunda-feira, 26. Na plataforma Data.Ai (antiga App Annie), o app era o mais baixado no ranking geral das lojas brasileiras Google Play e App Store nesta sexta-feira, 30. O e-Título está sendo muito baixado também por brasileiros que estão no exterior. De acordo com a empresa de análise, o app está em sexto entre os mais baixados na categoria geral da App Store de Portugal e em primeiro nos utilitários e o nono mais baixado na Irlanda. Por sua vez, o app está em quinto na categoria social em Portugal da Google Play, sexto em Luxemburgo e Macau, décimo na Suíça, 19º na Irlanda e 20º no Canadá.

Para evitar complicações na hora de fazer o cadastro, eis algumas dicas:

– O app pode ser cadastrado apenas em um smartphone por vez;

– Qualquer eleitor com celular Android ou iOS pode instalar;

– Coloque todas as informações de cadastro mais recentes, em especial seu nome completo, e dos seus pais;

– Tenha certeza na hora de confirmar as informações nas perguntas de cadastro, como o nome do local/colégio de votação, profissão e número de seu telefone no último cadastro junto à Zona Eleitoral;

– Se tiver biometria em seu celular, cadastre no e-Título. O app permite cadastro para desbloqueio rápido, o que é importante, pois sem ele o app desloga e pede a senha em quase todo acesso novo.

Além de informar local de votação, zona e seção, o e-Título também traz informações do pleito e espaço para pedir certidões, emitir guia de débito eleitoral e pedir justificativa. Contudo, o TSE informa que apenas os serviços essenciais (justificativa, identificação, local de votação e regularidade) estarão disponíveis no aplicativo no dia da eleição. E a emissão da versão digital é suspensa nos dias de votação (2 e 30 de outubro). Por isso, é importante baixar o app e ativar o e-Título antes dessas datas.

Outros apps e uso do celular na zona eleitoral

O uso do celular é liberado no dia da eleição. Ou seja, o cidadão pode ir até o local de votação e usar o smartphone para apresentar sua identificação ao mesário. O que é proibido é o uso do smartphone dentro da cabine de votação, conforme a Lei de 9.504 de 1997. Para evitar qualquer problema – como prisão em flagrante de quem tira foto da urna –, o eleitor deve entregar o celular ao mesário durante o breve ato de votar. Após exercer seu direito democrático, o mesário devolve o celular ao cidadão.

Vale dizer, a Justiça Eleitoral possui ainda outros três apps de suma importância para o eleitor:

  • Boletim na Mão (Android, iOS) que fornece todo o conteúdo dos Boletins de Urna (BUs) impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral. O BU é o documento que contém o total dos votos recebidos por candidatas e candidatos em cada seção eleitoral;
  • Resultados (Android, iOS) para acompanhar a contagem de votos por nomes e quem foi eleito ou vai para o segundo turno em todo o Brasil;
  • Pardal (Android, iOS) para fazer denúncia em tempo real por fotos ou vídeos, como boca de urna de candidato no dia da eleição ou candidato que suja as ruas com santinhos.

Também há o app do Mesário (Android, iOS), mas este é destinado apenas para aqueles que vão administrar sua zona eleitoral no dia do pleito.