A dica de app é uma recapitulação em prol da democracia e do livre direito de exercer o voto. No próximo domingo, 30, o Brasil volta às urnas para decidir o seu próximo governante por quatro anos. Aos eleitores, a dica do dia é: mantenha o e-Título (Android, iOS) instalado em seu celular para facilitar a apresentação do título de eleitor digital, evitando filas na hora de votar.

E se possível, tente votar cedo. O primeiro turno teve registros de filas e demora na votação em todo o Brasil.

Vale lembrar, além de informar o local de votação, a zona e seção eleitoral, o e-Título também traz informações do pleito e espaço para pedir certidões, emitir guia de débito eleitoral e pedir justificativa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que apenas os serviços essenciais (justificativa, identificação, local de votação e regularidade) estarão disponíveis no aplicativo no dia da eleição. O app só pode ser baixado até o dia 29 de outubro. No dia da eleição, o cidadão não pode emitir a versão digital de seu documento. Por isso, é importante baixar o app e ativar o e-Título antes do dia 30.

Celular e outros apps

O uso do celular é liberado no dia da eleição. Ou seja, o cidadão pode ir até o local de votação e usar o smartphone para apresentar sua identificação ao mesário. O que é proibido é levar o smartphone para dentro da cabine de votação, conforme a Lei de 9.504 de 1997. Para evitar qualquer problema – como prisão em flagrante de quem tira foto da urna –, o eleitor deve entregar o celular ao mesário. Após exercer seu direito democrático, o mesário devolve o celular ao cidadão.

Importante recordar, o TSE ainda tem outros três apps que auxiliam o cidadão no dia da eleição:

  • Boletim na Mão (Android, iOS), que fornece todo o conteúdo dos Boletins de Urna (BUs) impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral. O BU é o documento que contém o total dos votos recebidos por candidatas e candidatos em cada seção eleitoral;
  • Pardal (Android, iOS), para fazer denúncia em tempo real por fotos ou vídeos, como boca de urna de candidato no dia da eleição ou candidato que suja as ruas com santinhos.
  • E o Resultados (Android, iOS), para acompanhar a contagem de votos por nomes e saber quem foi eleito em tempo real