| Publicada no TeletimeCriada pelas operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo para auxiliar no combate à pandemia de Covid-19, a plataforma Big Data Mapas de Calor teve sua operação estendida até o mês de dezembro, informou nesta segunda-feira, 30, o Conexis Brasil Digital, que representa as principais empresas do setor.

Inicialmente, o projeto se encerraria em setembro, após início do serviço em abril. Desde então, 17 estados e 22 municípios já utilizaram os dados da ferramenta através de parcerias, com 1,3 milhão de índices de isolamento social gerados.

O serviço é alimentado com informações das 106 mil antenas de celular das operadoras móveis, responsáveis por um fluxo diário de mais de um bilhão de registros de proximidade. Hoje a ferramenta permite a identificação de pontos de aglomeração de pessoas, com granularidade na visualização de bairros e zonas específicas.

“Essa parceria foi fundamental para que as informações das antenas de celular das operadoras fossem organizadas de maneira a permitir às autoridades uma leitura atualizada da situação e a definição de ações de enfrentamento à pandemia, tudo de forma gratuita”, pontuou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari. O serviço está disponível para cidades com mais de 500 mil habitantes.

A Conexis também destacou que as informações captadas pelas antenas e utilizadas nos mapas de calor não configuram dados pessoais, mas dados “estatísticos, agregados e anônimos”.

Parceiros

Participam da iniciativa junto às operadoras a ABR Telecom e outras parcerias de serviços. Entre elas, a Hugtak: a empresa é responsável pelo recebimento, processamento e consolidação das estatísticas das antenas. Já a conversão dos dados em mapas interativos é realizada pela Imagem Geosistemas.

A ferramenta Big Data Mapas de Calor foi desenvolvida sobre a plataforma de nuvem Microsoft Azure, que estimou uma previsão de processamento de 6 TB de dados com o projeto. As empresas parceiras disponibilizam o serviço de forma gratuita.