O projeto do metaverso da indústria brasileira, o Metaindústria, apresentou os primeiros casos de uso nesta sexta-feira, 30. Desenhado pela SPI Integradora com a ABDI, o projeto chega à sua quarta etapa com a inauguração do laboratório com os primeiros casos de uso em menos de seis meses na cidade de São Caetano do Sul, região do ABC Paulista, conhecida como um dos berços das montadoras automotivas do País.

Para Mobile Time, Élcio Brito, sócio-diretor da SPI, afirmou que o laboratório, batizado como ‘Metaindústria Sudeste’, produziu mais de 30 casos de uso em sete trilhas. São elas:

  •  Teamwork 5.0, com Qualcomm, SiDi, Contric, Dimensional e Labsoft – para o uso de câmeras, inteligência artificial e visão computacional de modo a enxergar se o trabalhador fabril está com todos os equipamentos de segurança (EPI) e emitir alertas caso não esteja;

  • Management 5.0, com Rockwell Automation, EDGE, Support e Eletronor – para gerenciar o chão da fábrica, com tudo conectado, em tempo real para a tomada de decisão; ao mesmo tempo, o usuário tem o apoio via realidade aumentada para fazer a gestão dos equipamentos;

  • Logistics 5.0, com Qualcomm, Edge, Sensor Brasil e Dassault Systèmes – com sensores, sistema de iluminação e robótica para garantir o monitoramento da entrega de produtos.

  • Factory 5.0, com NVIDIA, Dassault, Virtual Plant, ESS, SGS e o escritório Cristina Cuppone – que transporta a fábrica para o mundo virtual via gêmeo digital e valida todas as tarefas físicas no mundo virtual (Omniverse); o escritório Cristina Cupone foi responsável pelo design do espaço.

  • Process 5.0, com Siemens, NVIDIA, Promon Engenharia, Phoenix Contact e SGS – recria o fluxo de trabalho da engenharia ao chão de fábrica, analisa a qualidade e gera os dados para a criação dos gêmeos digitais

  • Manufacturing 5.0, com Universal Robots, SiDi, Omron, NVIDIA, KUKA, TD Synnex e F2iT. Aqui, Gustavo Tozzo, gerente de vendas e canais na Universal Robots, explica que a manufatura trabalha com conceito de “robótica colaborativa”, com espaço para dois robôs no mesmo espaço de um operador.

  • Network 5G, com Nokia, Nokia Bell Labs e N&DC (com equipamentos Cisco) – voltado para trazer 4G, 5G em rede privativa no padrão NSA e Wi-Fi 6. A rede faz a comunicação para todos os equipamentos e serviços na planta.

O Metaindústria foi lançado com uma primeira atividade de apresentação em São Caetano do Sul no começo de agosto e ao final do mesmo mês ganhou um hub que recebeu os dados dentro na sede da ABDI, em Brasília. Em outubro foi a vez da inauguração do laboratório sul em São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre.

Imagem principal: Metaindústria Sudeste em São Caetano do Sul (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)