A telemedicina, inclusive com cirurgia remota, será a aplicação mais beneficiada pelo 5G no Brasil em 2024, segundo 54% dos CIOs, CTOs, diretores de TI e líderes em TI no País ouvidos pela pesquisa global da IEEE realizada no mês de setembro. Outras aplicações que os profissionais veem aceleradas pela quinta geração das redes celulares são:

  • Educação e aprendizado remoto, 52%;
  • Entretenimento, eSports e streaming de eventos ao vivo, 46%;
  • Comunicações pessoais e profissionais, 44%;
  • Transporte e controle de tráfego, 32%.

Em outra resposta, 42% dos profissionais veem o 5G impactando a conectividade e a automação dos automóveis em 2024.

O estudo pergunta ainda quais segmentos serão mais impactados pelo 5G no próximo ano. Na resposta dos brasileiros, entra a telecomunicação, com 20% das respostas, seguido por manufatura (18%), energia (17%), entretenimento (16%) e serviços financeiros (16%).

Das tecnologias que mais trarão impacto à sociedade brasileira em 2024, os executivos citaram:  tecnologia nuclear (28%); 5G (22%); robótica (21%); realidade estendida (20%); e IoT industrial (19%).

Global

O estudo ouviu ao todo 350 executivos de Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia. Considerando os executivos dos cinco países, o IEEE questionou quais áreas da tecnologia serão mais importantes em 2024. 65% dos profissionais disseram inteligência artificial; 28%, realidade estendida; 24%, computação em nuvem; 22%, 5G; e 20%, veículos elétricos. Sobre os três tipos de IA que serão mais usados no próximo ano, os especialistas citaram cibersegurança (54%), automação em supply chain (42%) e desenvolvimento de software (38%).

Atualmente, a pesquisa aponta que a cibersegurança é o principal receio dos executivos globais, em especial na vulnerabilidade do datacenter (43%), fragilidades na nuvem (42%) e riscos de segurança no trabalho híbrido (41%).

Vale dizer que a maioria dos profissionais acreditam que a computação quântica, que entrega operações trilhões de vezes mais rápida que os supercomputadores de hoje, deve ganhar momento em 2024. 46% concordam em parte que o próximo ano será do avanço da computação quântica; 40% concordam fortemente; 6% discordam fortemente; e 5% discordam parcialmente.