Ser fã é algo muito rico. Seja um livro, uma série, um jogo de videogame, um filme, o aficionado é único, e quando se junta a outras pessoas de gosto similar pode se sentir parte de uma comunidade. Esse é o intuito do Fandom (Android, iOS), um app que se considera a maior plataforma de conteúdos de entretenimento e games gerados por fãs.
Sempre que tinha curiosidade sobre um capítulo de uma série ou um filme, seja sobre o enredo ou para lembrar um episódio, eu usava o site do Fandom. Agora começo a usar o app. De acordo com dados atualizados, a plataforma tem 350 milhões de usuários únicos por mês, 250 mil comunidades de fãs, 50 milhões de páginas de conteúdo e 2 bilhões de perguntas respondidas por mês.
As páginas de conteúdo são ricas e tem um formato similar ao Wikipedia. As páginas podem ser sobre o conteúdo principal, assim como sobre personagens, episódios e até sobre os dubladores – os brasileiros são bem ativos por lá.
Nas comunidades, os usuários conversam e fazem perguntas. Por exemplo, eu acabei de ler uma receita para um pretzel crocante. O app permite ao usuário customizar com base no seu gosto, como séries, filmes e jogos, mas também tem espaços para quem gosta de whisky, cocktails, fotos, receitas e cerveja.
O Fandom ainda traz notícias de parceiros de mídia, como Gamespot e TV Guide.
Lado ruim, nem todos os conteúdos estão em português.
Ainda assim, o app é uma excelente opção para um fã se encontrar com sua comunidade e acessar mais informações sobre seus gostos e hobbies.