Feriado é sinônimo de sol, praia, mar, descanso… Só que não. No último fim de semana prolongado de 2025, usei o tempo livre para fazer coisas que não consigo no dia a dia do trabalho, como fazer exames e consultas médicas de casa.

Me ajuda bastante o fato de poder fazer exames com uma enfermeira que vem tirar a amostra de sangue em meu domicílio, assim como usar a telemedicina do Conexa Saúde (Android, iOS). Por meio do plano de saúde, o app permite procurar opções de consultas em mais 30 especialidades, inclusive muitas delas com encaixe.

Ou seja, a plataforma de saúde possibilita dar fim à espera por uma agenda do médico.

Afinal, quem nunca marcou um médico para 30, 60 ou até 90 dias da data atual?

Como usar

No Conexa Saúde, o usuário clica em agendar consultas, seleciona a especialidade e opta por ‘busca por encaixe’. Na sequência, o app mostra os profissionais disponíveis, datas e horários mais próximos. Também existe a opção de marcar uma consulta sem encaixe, neste caso, o usuário deve buscar pelo profissional e agendar a consulta na data e horário favoritos.

A consulta pode ser feita em vídeo ou por meio do chat, caso a pessoa não possa falar durante a chamada. As ligações são rápidas e pontuais, pois focam no problema do paciente, como qual a dor para enviar guias de exames e receitas médicas. Após a consulta, os documentos são enviados via SMS. O histórico das consultas fica no alto da tela, assim fica fácil marcar um retorno.

O aplicativo também tem uma assistente com inteligência artificial nutricional, a Clari IA. Com ela, o paciente tira a foto de um prato e a IA calcula suas calorias. Também é possível conversar com a solução para entender sobre alimentos e dietas. Já na área Sua Saúde, dedicada à saúde mental, existe um atalho para marcar consulta com psicólogo ou psiquiatra, por exemplo, mas também recomendações como “faça exercícios”.

O app e a sua usabilidade é simples (baseada em cards e next-next). Porém, há pontos que precisam melhorar.

Ressalvas

Por exemplo, a Clari IA não chega a dar uma dica de dieta, ela só instrui sobre os alimentos. Para dietas, o app indica marcar uma nutricionista, mas não dá para marcar via assistente e o usuário precisa da janela de conversação com a IA e seguir todo o fluxo de marcar a consulta.

Outra questão complicada é que o aplicativo não reconheceu o fone Bluetooth que estava usando. Logo, o som dos médicos saía pelo alto-falante do celular. Por sorte estava em casa durante as sessões.

Também é comum ter crash do app e falhas de conexão. Ao acessar o Sua Saúde nas primeiras vezes que tentei a tela ficava em branco, mostrava que estava carregando, mas não abria. E, em um começo de ligação, a minha imagem travou várias vezes e o médico aparecia sem imagem com a tela preta.

 

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!