A dez dias do primeiro turno da eleição majoritária, Mobile Time continua com sua série de dicas de apps relacionadas à Justiça Eleitoral. Nesta quarta-feira, 26, falamos do aplicativo Boletim na Mão (Android, iOS), uma forma de obter digitalmente o Boletim de Urna, um relatório impresso que contém o total de votos recebidos pelos candidatos naquela zona eleitoral.

Esse relatório fica exposto nas seções eleitorais após o fim da eleição.

No documento impresso há um QR Code. Nele, qualquer usuário pode escanear com o aplicativo Boletim na Mão, ler as informações da zona e compará-las com os resultados apresentados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), três dias após a eleição do 1º ou 2º turno.

Vale frisar que esta não é a primeira eleição deste app. O Boletim de Mão está em uso desde as eleições regionais de 2016.

Como usar

Para usar o aplicativo, basta abri-lo, apertar no ícone da câmera, e depois centralizar a imagem do QR Code. Quando a captura do código for concluída, o aplicativo emite o som da urna e aparece a mensagem “boletim de urna lido com sucesso”. Em alguns boletins pode ter mais de um QR Code. Neste caso, o eleitor precisa seguir as instruções do app para capturar múltiplos códigos.

De acordo com suas diretrizes, o eleitor não precisa de acesso à Internet para escanear o código QR. O acesso à web é necessário apenas para visualizar o boletim.