A Twilio apresentou nesta quinta-feira, 26, uma série de atualizações em suas plataformas de dados de clientes (CDP) e de comunicação como serviço (CPaaS). Apresentado durante o evento da empresa na capital paulista, o SIGNAL São Paulo, as novidades incluem ferramentas de inteligência artificial para conversação e atualização em seus canais confiáveis, como o WhatsApp Business para ligações entre empresas e clientes por meio do app de mensageria.
Entre as outras ferramentas de contato que chegam ao CPaaS da companhia estão o RCS e um kit de ferramenta de conformidade para as empresas reduzirem a sobrecarga operacional em mensagens e comunicação de voz.
Em IA conversacional, a Twilio traz:
- ConversationRelay – desenvolvedores podem criar agentes de IA de voz natural e expressiva com reconhecimento de fala por meio de um grande modelo de linguagem (LLM) de sua escolha;
- Inteligência Conversacional – ferramenta para analisar chamadas de voz e conversas baseadas em texto com intuito de converter esses conteúdos em dados estruturados para melhoria operacional e da experiência do cliente.
A empresa também anunciou uma nova arquitetura para sua plataforma de engajamento do cliente, o Twilio Engage, que funciona combinado com seu CDP. Isso inclui recursos novos, como: jornada acionada por eventos para gerenciar o estado do carrinho de compras de um cliente; payloads contextuais e avançados para combinar eventos e dados com o objetivo de ter informações relevantes para o negócio de uma empresa; melhoria com integrações nativas no Twilio SendGrid e TwilioSMS.
Disponibilidade
O WhatsApp Business Calling será disponibilizado até o final de 2025. O RCS chega à Twilio nos próximos meses e o kit de conformidade terá um beta público nas próximas semanas. Também terão beta público as soluções do CDP Segment. As soluções de IA generativa, o ConversationRelay chegam para todos os desenvolvedores e empresas; e o Inteligência Conversacional tem disponibilidade geral para a função de voz e beta privado para troca de mensagens em texto.
Imagem principal: Palco do SIGNAL São Paulo em 2023 (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)