Contar com uma estratégia de marketing digital se tornou obrigatório para empresas que desejam se posicionar no mercado. Por conta da alta competitividade, independente do tamanho do time, é preciso ter sempre alguém preparado para traçar novos planos de marketing de acordo com o objetivo da empresa.

Além de traduzir a essência e transmitir os valores da marca para as pessoas, o marketing digital também é responsável pela atração de leads, sendo um fator decisivo para o sucesso nas vendas.

É comum que os profissionais da área estejam sempre buscando por novas soluções que possam otimizar os processos. Independente do tamanho da operação, existem desafios que são comuns para a área.

Abaixo, detalho algumas dicas referentes à estratégia do funil de vendas e como o chatbot pode ser parte importante durante esse processo.

Aumentar taxa de conversão das campanhas: 

Todos que trabalham com marketing já devem ter passado pela seguinte situação: planejar  toda uma campanha, investir tempo, dinheiro e ideias que julgava serem geniais. Porém, após a campanha ter ido para o ar, você obteve resultados ruins, logo o retorno sobre o investimento não é feito.

Nessa situação, o sentimento de frustração é enorme, mas infelizmente este é um cenário bem comum. Por isso, é preciso estar sempre em busca de formas para aumentar a taxa de conversão das campanhas, e consequentemente, ter um bom ROI.

Diminuir custos por aquisição de clientes ou leads:

Às vezes, mesmo com uma boa taxa de conversão, a campanha não tem um bom ROI. Isso acontece porque o custo de aquisição daquele lead ou cliente foi muito mais alto do que o esperado. Desta forma, o sucesso de uma estratégia vai depender também do quanto cada aquisição custou para a empresa.

Melhorar o processo de nutrição de leads:

Digamos que você conseguiu captar um lead e o custo de aquisição não foi muito alto. Mas, vale ficar atento se isso realmente pode ser considerado um sucesso, porque, infelizmente, na maioria das vezes não é. Existe mais uma etapa do funil de marketing digital, entre a captação de leads e venda, que é muito importante: a nutrição.

Para que o seu lead realize a conversão final, ou seja, a compra, na maioria dos casos é preciso estabelecer um processo de nutrição. Muitas empresas acabam perdendo leads nesta etapa por cometerem erros como:

Qual é o papel dos chatbots

Para superar os desafios e criar estratégias capazes de impulsionar as vendas, é preciso contar com o apoio de ferramentas e soluções, que possam otimizar os processos. É aqui que entram os chatbots. De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, 5% dos chatbots desenvolvidos no último ano foram com a finalidade de apoiar o marketing.

Diferente do que muitos acreditam, os robôs digitais não atuam apenas no atendimento pós-vendas. Quando bem utilizada, com uma boa estratégia, a automatização pode ser uma ferramenta poderosa para o marketing digital.

Atuação dos bots no funil de vendas: captação de leads

Quando falamos no topo do funil de vendas, ou seja, a captação de leads, é a primeira etapa para o sucesso da estratégia. Por isso, é comum que muitos esforços sejam concentrados neste estágio, como:

  • Criação de materiais ricos;
  • Desenvolvimento de landing pages e hotsites;
  • Investimento em canais diferentes para a aquisição de leads.
  • No entanto, mesmo com estes esforços algumas vezes a taxa de conversão desta etapa não é o suficiente para o sucesso da estratégia.

Geralmente, os materiais utilizados para a captação são ofertados por meio de pop-ups, que podem ou não, chamar a atenção do usuário.

Com a ajuda de um chatbot é possível identificar as necessidades do consumidor e oferecer um material personalizado para ele, que vá atender às suas expectativas. Além disso, a linguagem do bot deve ser adequada à persona com a qual ele está conversando, gerando mais identificação e empatia.

Com isso, o lead tem uma experiência personalizada desde o primeiro ponto de interação com a marca. Aumentando a taxa de conversão e ajudando também a diminuir os custos por aquisição de leads.

Nutrição de leads

Normalmente, após a primeira conversão o lead passa por um processo de nutrição antes de realizar a aquisição do produto ou serviço.

Este processo precisa de uma dedicação especial, pois todo o trabalho de aquisição terá sido em vão se o lead desistir do seu negócio por falta de nutrição, ou por ela ser ruim. Neste quesito existem dois principais problemas que fazem um lead abandonar o processo de nutrição, que são:

Escolha errada de canais: um bom conteúdo não será o suficiente se você estiver comunicando no canal errado. Por isso, é muito importante saber onde os seus consumidores estão e estabelecer uma relação com eles por lá. Uma boa dica neste sentido, é investir em um chatbot no WhatsApp, pois 98% dos brasileiros possuem e utilizam o app de mensagens diariamente. Desta forma, é possível, mediante ao opt in do lead, enviar conteúdos diversos através do canal.

Falta de suporte quando o lead tem alguma dúvida: outro fator decisivo para o sucesso da etapa de nutrição é estar sempre disponível quando o lead precisa tirar alguma dúvida. Caso ele faça perguntas, queira saber mais ou entender melhor algo que você falou, é um sinal de que ele está interessado no que você está oferecendo. Desta forma, é fundamental estar sempre disponível para respondê-lo, e aqui entra novamente a vantagem de contar com o bot, que estará disponível 24×7 para o seu lead.

Automatização de campanhas

Sabemos que quanto maior for a personalização da comunicação entre as marcas e as pessoas, maiores são as chances de conversão. No entanto, nem sempre é possível garantir um nível de personalização tão alto dependendo do volume de mensagens disparadas.

Outro problema enfrentado para o disparo de promoções e novidades é o custo da operação, que dependendo do canal utilizado acaba sendo muito alto. Para resolver estes dois problemas, uma boa estratégia é utilizar o disparo de campanhas através do chatbot. Desta forma você consegue um nível de personalização maior, com um custo operacional mais baixo.

Se uma empresa, por exemplo, ainda utiliza SMS na sua estratégia de marketing, outra forma de torná-la mais barata é substituindo o canal  pelo RCS. Desta forma, além do canal em si já ser mais barato, ela pode aproveitar a dica anterior deixando a campanha mais personalizada com a ajuda de um chatbot.