Manifestação de entregadores contra os apps nesta terça-feira, 14

A audiência de conciliação entre os aplicativos de delivery e o Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo (SindimotoSP) foi inconclusiva. Após 1h40 de discussão na tarde desta terça-feira, 14, o sistema do 2º Tribunal Regional do Trabalho (TRT-2) sofreu um erro na transmissão do desembargador da audiência, informou o sindicato. Como todas as partes não foram ouvidas, a audiência foi suspensa e será retomada em uma nova data a ser definida. Participaram da reunião representantes de Uber Eats, iFood, Loggi, Rappi e Lalamove.

Entre suas principais demandas, o SindimotoSP pede às empresas de apps melhores condições de trabalho, reconhecimento do vínculo empregatício (CLT) e equipamentos de proteção (EPIs) para os entregadores que trabalham durante a crise do novo coronavírus. Por sua vez, as companhias dizem que criaram ações e fundos para apoiar os profissionais associados. No entanto, na visão da entidade de classe, essas ações são insuficientes para atender toda a categoria.

Mais cedo, o sindicato organizou uma manifestação – sem caráter de greve – com aproximadamente 3 mil motociclistas e ciclistas que saíram da sede do SindimotoSP e passaram por grandes vias de São Paulo, como a Avenida Paulista, Avenida dos Bandeirantes e a Rua da Consolação.

Vale lembrar que esta é a segunda movimentação dos entregadores em menos de um mês. No dia 1º de julho, os profissionais entraram em greve contra os apps em todo Brasil e em parte da América Latina. Apenas em São Paulo, a primeira paralisação teve a participação de 5 mil motofretistas e trouxe impactos e adaptações às operações de restaurantes e dos apps.