O iPhone 16, que deve ser lançado em 2024, pode ter um modem 5G desenvolvido pela Apple, de acordo com Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, que atualmente fornece os modems 5G de todos os dispositivos da companhia, incluindo Apple Watch e iPad. O executivo falou sobre as negociações com a Apple, em entrevista ao canal americano CNBC.

Há alguns anos a Apple planeja dar fim à sua parceria com a Qualcomm. No Investors Day de novembro de 2021, Amon havia dito que a companhia já não iria mais fornecer o modem do iPhone que será lançado neste ano. A Apple voltou atrás e decidiu continuar a parceria por mais um ano.

“Não estamos fazendo planos para 2024. Acredito que não iremos fornecer o modem em 2024, mas são eles que tomam a decisão”, disse o CEO. “Se eles precisarem de nós, sabem onde nos encontrar”, afirmou em painel do Mobile World Congress 2023.

Desde 2019, quando adquiriu a divisão de modems de smartphones da Intel, a Apple vem desenvolvendo seu próprio chipset 5G. O negócio custou R$ 1 bilhão à companhia, que ficou com os 2,2 mil funcionários da vertical.

Inovação em smartphones

Na entrevista, Amon afirmou que o mercado de smartphones continua a inovar “a todo vapor”, com novos formatos, como os dobráveis, os flips e casos de uso inéditos. “Há um bom roadmap para inovação”, afirmou o CEO, elencando a possibilidade de inserir grandes modelos de linguagem (LLM) de inteligência artificial em chips de smartphones.

Mercado

Para ele, o encolhimento do mercado de smartphones em 2022 se deu por conta de três fatores: condições macroeconômicas, como inflação mundial; ajuste do estoque dos fabricantes; e o fechamento do mercado chinês. Ele espera que, para 2023, pelo menos dois desses fatores não sejam mais um impeditivo para o crescimento do mercado.

“Talvez, exista um potencial de melhora na segunda parte [do ano]. Geralmente, os celulares mais básicos são mais sensíveis ao preço, é o que aumenta e desce conforme a atividade econômica”, disse.