Artistas independentes do setor da música que estão na fase inicial da carreira agora conseguem prever seu faturamento no ambiente digital a partir da inteligência artificial (IA). Este é o caso da Strm, uma music fintech brasileira que utiliza IA e inteligência de dados para oferecer um impulso financeiro em grande escala para músicos, além de ter a capacidade de fazer recomendações do que um determinado artista deve fazer para traçar os próximos caminhos de sua carreira de forma mais eficiente através da tecnologia.

Conhecido no mercado das grandes gravadoras como Advanced ou Adiantamento, o recurso é a antecipação dos recebíveis que um artista pode receber ao longo de um determinado período. “Até então, o mercado não conseguia realizar isso em grande escala, pois a análise para um adiantamento é complexa e feita de forma manual – o que fazia com que este recurso ficasse disponível apenas para artistas em estágios mais avançados”, explica Fernando Gabriel, CEO da Strm, em conversa com Mobile Time. Ou seja, somente músicos mais conhecidos e com uma carreira mais consolidada.

Escritório de consultoria para music fintech

A empresa era, ainda antes da pandemia, um escritório de consultoria especializado em conversão de investimento para artistas, através da própria metodologia de estágios de carreira e da visão de mercado. Após o período pandêmico, a Strm foi transformada em uma plataforma com algoritmos mais complexos e com inteligência artificial, para que pudesse atender mais artistas.

“Na prática, automatizamos um processo que demora meses. Nos meios atuais, o artista depende de alguém que se predisponha a pegar um adiantamento, além de solicitar reuniões, negociar e esperar a análise de crédito de forma analógica, o que demora meses – isso quando ele tem acesso”, conta o executivo.

Com a mudança da fintech, qualquer artista que entra na plataforma consegue saber no momento exato, quando tem de adiantamento disponível. Em poucos minutos é possível concluir todo o processo de solicitação e da escolha das músicas que deseja o adiantamento.

Adiantamento

Para poder receber o adiantamento, tem uma condição: o artista precisa ter um faturamento de pelo menos R$ 1 mil no ano, com uma certa estabilidade ou curva de crescimento. Sendo assim, ao acessar o site da empresa é possível fazer uma simulação sem necessidade de cadastramento do valor disponível na Strm.

Se a quantia que aparecer for interessante ao artista, ele poderá seguir os passos de forma automática dentro da plataforma, pegar o recurso e iniciar o processo para sua carreira. Os valores de adiantamento variam entre R$ 1 mil a R$ 1 milhão.

Fundos para ajudar a operação da Strm

Para realizar essas operações, a Strm contou com um fundo de R$ 20 milhões iniciais dedicados apenas aos artistas brasileiros. A captação foi realizada a partir de uma parceria com Fundos Profissionais de Mercado de Crédito.

Desde a inauguração, a empresa, sem citar valores exatos, colocou oito dígitos de capital para investir em centenas de artistas entre os estágios cinco e oito, ou seja, Além do impulso financeiro, os artistas também contam com acesso gratuito a ferramentas de inteligência artificial para acelerar a carreira – o Strm for artists e o Strm for labels. Juntas, as ferramentas custam cerca de R$ 19 mil anualmente.

IA; fintech de música; artistas independentes

Fernando Gabriel, CEO da Strm. Imagem: Strm/Reprodução.

Strm

A plataforma foi lançada em forma de soft launch, em meados de agosto de 2023, de forma mais restrita. A partir de janeiro de 2024 houve o lançamento oficial, com a tecnologia mais evoluída, sem necessidade de relatórios oficiais de artistas e conseguindo prever somente a partir de dados públicos.

Anteriormente, as antecipações já eram feitas, mas de forma analógica, com time de crédito especializado fazendo as análises e os aprendizados através dos relatórios dos artistas. A partir daí, esse processo foi compartilhado com uma equipe de cientistas de dados para a construção de um modelo de predição, por meio de inteligência artificial e dados públicos de performance dos catálogos.

A solução é, neste momento, uma web responsiva. Ou seja, é possível acessar de qualquer aparelho e em qualquer lugar com todas as funcionalidades e adaptações para o mobile.

Modelos de IA

A empresa tem uma base de dados que monitora mais de 3 milhões de artistas no mundo e mais de 150 milhões de faixas. Com isso, é possível entender padrões de comportamento, de consumo, de performance por faixa, por país, por gênero musical, por tipos de artistas em diferentes estágios de carreira.

Por estágios de carreira, a Strm divide da seguinte forma:

  • Estágio 5 é o que a empresa considera ser a “promessa” e vem logo depois do emergente (estágio 4). O estágio 5 é composto por um grupo seleto de artistas com a capacidade de converter ouvintes em fãs e começa a ter aderência de mercado;
  • Estágio 6 é o sustentável, onde o artista começa a gerar receitas;
  • Estágio 7, é o primeiro nível de sucesso, sucesso local ou low stream;
  • Estágio 8 é o sucesso mid stream, então é um intermediário entre o sucesso local e o sucesso nacional, que seria o nono estágio.

Através de todas as informações de dados da inteligência artificial, do machine learning (ML) e do seu aprendizado de máquina, a plataforma consegue entender todos esses padrões e projetar as receitas futuras do catálogo fonográfico de artistas.

Atualmente, é utilizado diversos tipos de soluções de IA, como, por exemplo, o deep learning. “Não temos integração com nenhuma dessas plataformas, como o ChatGPT, ou algo nesse sentido”, afirma Gabriel. Todas as soluções são criadas e usadas dentro do próprio time de inteligência artificial. Ele conta que são tecnologias específicas para atender problemas específicos.

A tecnologia também é implementada de forma pontual para resolver problemas considerados complexos, como a projeção de receita, identificação de gênero e identificação de alguns padrões.

Em breve, a plataforma vai lançar uma funcionalidade onde conseguirá atender o artista com recomendações inteligentes através da inteligência artificial generativa – criada também dentro da sua equipe de IA.

Planos de expansão

A fintech tem planos para continuar expandindo, principalmente no Brasil. Existem também alguns projetos de expansão internacional, mas ainda estão em fase de conclusão e negociação. “Também temos algumas parcerias em cursos bem avançados, que vão potenciar muito a nossa atuação e o nosso alcance como startup, tanto no Brasil como em uma eventual expansão internacional”, revela. Porém, caso a fintech  faça essa expansão mundial, precisará captar outras centenas de milhões para isso, estima Gabriel.

O foco é o artista independente, visto que os fundadores já foram e sentiram a “dor que é a jornada para viver de música”. O CEO destacou que, ter vivido na pele, é a maior motivação da Strm para tornar o ambiente da música independente menos hostil e dar oportunidade para que os artistas consigam viver de forma sustentável e mais digna.