Os bots no WhatsApp agora poderão usar botões dentro de conversas, para conseguir respostas rápidas dos usuários. A novidade é uma evolução significativa na plataforma, conferindo mais fluidez à interação.

Até então, a solução usada por empresas e marcas com bots no WhatsApp era um menu numeral. Por exemplo, ao entrar em contato com um banco, o bot envia uma série de alternativas de 1 até um número x, e o usuário digita um desses números para seguir com o atendimento.

O WhatsApp disponibiliza duas opções de botões: o call-to-action, que leva a um site ou liga para um número; e o ‘resposta rápida’, que permite adicionar três interações em uma mensagem.

A novidade foi testada em versão beta nos últimos meses por alguns dos parceiros homologados pelo WhatsApp, como a Wavy, que experimentou com seu bot de recursos humanos e em algumas situações no iFood (veja imagens abaixo).

Botão call-to-action

Botão de resposta rápida

Análise

A falta de botões empobrecia a interação com bots no WhatsApp, deixando a experiência muito aquém daquela de outros apps de mensageria, como o próprio Facebook Messenger, controlado pela mesma empresa. Na prática, a navegação por opções numeradas acabava sendo comparada a uma URA em texto. Mesmo assim, diversas grandes empresas correram para adotar o WhatsApp como canal de comunicação desde que ele foi aberto para contas comerciais, um ano e meio atrás. Isso porque trata-se do aplicativo de comunicação mais popular do Brasil, presente em 99% dos smartphones brasileiros, de acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, de janeiro deste ano.

A adição de botões vai melhorar de maneira significativa a interação com bots no WhatsApp. Mas a grande revolução virá com a chegada de uma funcionalidade de pagamento dentro do app, o que é esperado para chegar ainda este ano.