HDM

A HMD Global pretende trazer o HMD Connect Pro e oferta de aluguel de hardware para o Brasil. De acordo com Juan Olano, diretor de portfólio da HMD Global para as Américas, o serviço de roaming móvel empresarial da companhia está em processo de adaptação às regulações locais.

“O HMD Connect Pro ainda não está disponível no Brasil. Estamos terminando os acertos legais para lançá-lo”, disse. “Sempre temos riscos regulatórios, por isso somos respeitosos com a lei. É o caso do HMD Connect Pro, estamos nos adaptando à regra”, completou.

Em coletiva com a imprensa especializada, o executivo afirmou que há uma necessidade de a HMD focar na oferta de soluções. Ou seja, não ficar apenas no oferecimento de celulares com a marca Nokia. Questionado sobre parcerias para trazer os serviços de valor agregado (SVA) para o País, Olano afirmou que a empresa ainda não tem parcerias no Brasil, mas possui em outros lugares no mundo.

Deu como exemplo o fato de que, o HMD Connect Pro é plugado a 600 operadoras ao redor do planeta, que permite ao usuário usar redes celulares em diversos países por meio dessas companhias, como um roaming global. Um exemplo de uso do Connect Pro é em telemedicina, com o uso dos chips do SVA e celulares da Nokia.

Vale lembrar que atualmente o HMD Connect para o B2C está disponível no Brasil.

HaaS

Por usa vez, o outro serviço que está no radar da HMD Global é o de Hardware As a Service (HaaS) para o mercado brasileiro. Neste caso, o serviço pode ser oferecido tanto para usuários corporativos como para o usuário final. “Estamos trabalhando para lançar no Brasil (HaaS)”, afirmou Olano.

“Temos HaaS na África hoje, por exemplo. No Quênia as pessoas podem comprar o aparelho como um serviço. E precisam carregar o dinheiro no aparelho para ter acesso a aplicativos ou informação. Sem pagar não consegue acessar”, explicou.