O presidente Lula anunciou oficialmente Ricardo Lewandowski como o novo Ministro da Justiça e Segurança Pública nesta quinta-feira, 11. O ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) entra no lugar de Flávio Dino, que vai, no fim de fevereiro ocupar cadeira no STF.

Em um ano de governo, a pasta enfrentou alguns desafios ligados à tecnologia da informação e regulamentação das plataformas digitais. Caberá a Lewandowski seguir o caminho de regular as redes sociais, combater crimes cibernéticos, avançar com a ANPD. Em sua gestão, Dino criou a Secretaria de Direitos Digitais – sob o comando de Estela Aranha – e fortaleceu a Secretaria de Políticas Digitais, com João Brant no comando.

Ao longo de sua gestão, Dino também implementou a Operação 404 de combate à pirataria, mobilizou o ministério a enfrentar os ataques às escolas, lançou o De Boa na Rede – site com orientações de como responsáveis podem proteger crianças e adolescentes na Internet – e lançou o Celular Seguro, medida para coibir roubos de dispositivos móveis e golpes.

Neste último, houve uma forte participação do então número dois do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli. Ainda não se sabe o destino de Capelli, mas, no momento, o ministro interino desde a saída de Dino, está de férias com a família e deve retornar para contribuir com a passagem da pasta para Lewandowski.