pagamentos instantâneos

A ferramenta de gestão financeira pessoal do Banco do Brasil, Minhas Finanças, chegou aos 3,8 milhões de usuários únicos no final do segundo trimestre de 2022. A informação aparece no relatório financeiro da empresa, que foi divulgado na última quinta-feira, 11.

A estatal confirma ainda que 20% do volume de opt-in de dados de outros bancos foram iniciados no Minhas Finanças do BB no período.

Lançado em maio deste ano dentro do app do BB (Android, iOS), o Minha Finanças é um agregador financeiro que possibilita ao cliente administrar todas as suas contas bancárias em um só lugar. Agenda financeira, extrato multibanco, perfil de consumo e planejamento financeiro são algumas das funcionalidades do app.

Em julho, o banco informou que contabilizou R$ 7 bilhões movimentados na plataforma e R$ 2,5 bilhões foram economizados com mais de 1 milhão de orçamentos criados pelos correntistas.

Open finance

No operacional do sistema financeiro aberto, o BB terminou o segundo trimestre de 2022 com 19 APIs negociais integradas e com chamada via portal do desenvolvedor, três a mais que as 16 APIs de um ano antes. As APIs regulatórias aumentaram de quatro para 15, 11 a mais na comparação ano a ano. E as chamadas com parceiro em produção (ou seja, quando um parceiro acessa uma API de open finance do banco) quadruplicaram, de 1,3 mil para 4,2 mil.

Digital

Por sua vez, a participação do digital (Internet e mobile) nas transações do Banco do Brasil chegou a 91% no segundo trimestre de 2022, aumento de 2 pontos percentuais contra 89% de um ano antes.

Pix

No pagamento instantâneo, o banco registrou um aumento de 142% nas operações na comparação ano a ano, e 110% em volume transacionado no mesmo período. Desde o início do arranjo em novembro de 2020, o BB acumula 18% dos pagamentos e recebimento e 28% do volume financeiro transacionado no Pix.

Já a solução de pagamento de restituições de Imposto de Renda acumula 300 mil restituições, o equivalente a R$ 380 milhões.

TI

O Banco do Brasil executa 3 mil aplicações e serviços em nuvem em milhões de operações diárias, além do pico de 12,5 bilhões de transações por dia. Entre essas operações estão aquelas ligadas à inteligência artificial que o BB destaca:

  • 4 milhões das conversas diárias dos clientes via chat foram analisadas;
  • 21 mil reclamações diárias foram mitigadas junto aos clientes;
  • Diariamente, 19,7 mil imagens são analisadas para fazer o reconhecimento facial dos consumidores no onboarding digital, além de 11,5 mil provas de vida para o INSS;

Esse movimento acontece pelo investimento do banco em tecnologia, que, apenas no primeiro semestre de 2022 chegou a R$ 2 bilhões.

Rural

No rural, 81% das 27,5 mil contratações de Cédula de Produto Rural (CPR) foram feitas via mobile na safra 21/22. A CPR permite ao produtor rural gerar recursos financeiros com lastro em produção agropecuária pendente ou colhida. E a plataforma Broto, de acesso a produtos bancários e não bancários aos produtores rurais, chegou a R$ 1,6 bilhão em negócios no segundo trimestre de 2022.

Super Bots Experience 2022

Thais Vasconcelos, gerente de assistentes virtuais do Banco do Brasil, participará do painel Bots de bancos, que acontece no primeiro dia do Super Bots Experience 2022, evento organizado por Mobile Time que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, no WTC, em São Paulo. A gerente terá entre seus colegas de painel Fernando Martinovich, superintendente de atendimento da Sicoob, Laís Neves, head de atendimento e relacionamento digital e IA do Santander Brasil, Marilia Caminha, gerente de canais, IA, onboarding e negócios do Banco Original e Vinicius Caridá, superintendente e head de digital customer service do Itaú Unibanco.

O evento conta ainda com lideranças de Instagram, WhatsApp, Google e das empresas de telecomunicações Claro, Oi, TIM e Vivo. para mais informações, acesse o site: www.botsexperience.com.br.