Imagem da persona do bot Xiaoice

A Microsoft anunciou o spin-off de sua empresa de chatbots chinesa para o consumidor final Xiaoice (ou Xiaobing no chinês original) e firmou um acordo com a Samsung que envolve IoT para gestão de indústria e empreendimentos imobiliários.

Xiaoice

De acordo com o anúncio oficial no perfil da empresa no QQ da Tencent feito no último domingo, 12, a companhia norte-americana focará seus esforços para o segmento B2C. Na mudança, a Microsoft seguirá como investidora da Xiaoice. O gerente geral da Xiaoice na Microsoft, Li Di, foi efetivado como presidente geral da empresa e Chen Zhan segue como gerente da filial japonesa da empresa de inteligência artificial. É esperado que o trabalho de spin-off seja concluído nos próximos meses.

Lançado em 2014 para o público asiático, Xiaoice é um bot de conversação que tem a persona de uma adolescente para intermediar engajamentos entre empresas e consumidores, seja em produção de conteúdo, varejo inteligente, hospedagem de inteligência artificial e assistentes inteligentes para empresas das áreas de finanças, varejo, automotivo, imobiliário, têxtil e outros.

Esse robô foi treinado através de dados captados pelo buscador Bing e tem presença em vários apps de mensageria e de consumo da Ásia, como Mi Live, JD.com e Weibo. De acordo com a companhia, 660 milhões de usuários já usaram o bot em 450 milhões de dispositivos e viram conteúdos mais de 900 milhões de vezes.

Microsoft e Samsung

Outra novidade da Microsoft é uma parceria em Internet das Coisas (IoT) firmada com a Samsung nesta segunda-feira, 13. As companhias apresentaram um projeto de colaboração para desenvolvimento de produtos para o segmento de empreendimentos imobiliários e indústria.

A ideia é combinar a plataforma de gestão Azure IoT da empresa norte-americana com aplicações inteligentes da fabricante sul-coreana, como sistemas de climatização (HVAC) e TVs.

A Universidade Nacional de Cingapura (NUS) fará os testes-piloto das aplicações desenvolvidas da parceria. Os valores da parceria não foram informados, mas vale lembrar que a Microsoft disse em 2018 que pretende gastar US$ 5 bilhões em IoT até 2021.