O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) lançou junto com a Microsoft o chatbot MAiA, robô conversacional para alertar a população feminina sobre os perigos de relações tóxicas e abusivas. O bot está dentro do site do Namoro Legal, projeto iniciado em junho de 2019 sobre a violência contra a mulher.

A idealizadora do projeto e coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP, promotora Valéria Scarance, disse em conversa com Mobile Time que os números de ataques contra a mulher vêm aumentando e cresce entre o público jovem. Uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que 1,6 milhão mulheres passaram por violência física e 22 milhões por assédio. Se separado por jovens até 24 anos de idade, o percentual é de 42% dessa população que passou por violência e 76% por assédio.

“A MAiA – acrônimo de Minha Amiga Inteligência Artificial – aborda a temática do relacionamento abusivo com uma linguagem simples e acessível ao usuário. Ela foi elaborada para identificar as relações de violência, alertar as usuárias e compartilhar as informações (sobre como se proteger) para evitar casos de violência. Por isso a necessidade da linguagem correta”, explicou Scarance.

Além de Microsoft e MP-SP, o bot foi feito em parceria com a ONG Plan International e com o Instituto AzMina. A parte da tecnologia contou com consultorias do Elo Group e Ilhasoft para o bot, além da nuvem da Microsoft para armazenar o sistema. O conteúdo inserido no bot passou pelo crivo do Comitê de IA e Ética em Engenharia e Pesquisa da Microsoft (AETHER).

Em mobile, o robô conversacional funciona com navegação via site nativo, ou seja, pelo próprio Namoro Legal. Sobre uma expansão do projeto para outras plataformas de mensageria, Scarance disse que pode acontecer, mas preferiu não fazer neste primeiro momento, pois não quer que MAiA armazene informações de suas usuárias: “Neste momento, nós decidimos criar um hotsite no MP. Mas a Maia pode ser ampliada. Escolhemos isso pelo site não manter os dados”.

Além do bot, a ação do Namoro Legal conta com a cartilha de livre acesso que deu origem ao projeto. Lançada em junho do ano passado, o panfleto já abordava o lançamento do bot. Atualmente com mais de 60 mil cartilhas impressas e 300 mil sob análise para impressão, a promotora acredita que o bot tem potencial de acesso similar ou superior de alcance.