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Ilustração: Cecilia Marins

Junção de três empresas do setor de marketing conversacional, omnichannel e CRM, o Tag Center iniciou suas atividades em novembro de 2021, depois de dois anos de maturação. A startup busca preencher um espaço que considera vazio no mercado, tendo como principal diferencial agregar automação e integração de diversas soluções em apenas uma plataforma.

Para Marcus Barboza, sócio do Tag Center, empresas do setor oferecem todas o mesmo tipo de serviço de omnichannel, cada uma à sua maneira. O que a startup faz de diferente é servir como um hub de integrações. Os sistemas de CRM, marketing conversacional e omnichannel são reunidos em uma única plataforma. Informações que antes ficavam separadas em diferentes softwares são agregadas, sem a necessidade de soluções adicionais, como já existem no mercado.

Dessa forma, empresas menores, de pequeno e médio porte, conseguem ter acesso a um serviço completo. Normalmente, apenas grandes companhias têm a capacidade de investimento para colocar em prática estratégias em todas essas áreas, com apoio técnico. O Tag Center permite que essas empresas menores – com até mil conversas por mês, semana ou dia – tenham essa visão global, em um sistema customizável.

“A gente gerencia isso através de inteligência artificial. Quando uma empresa contrata o Tag Center, ela está contratando um pouco mais do que 50 robôs”, explica Barboza. Com processos automatizados, a plataforma, por exemplo, é capaz de designar um atendente humano com perfil mais adequado a um caso específico ou buscar informações sobre o usuário no Serasa. No total, a solução oferece 53 microsserviços como esses, que podem ser adquiridos em diferentes opções de pacotes.

Há integração nativa com canais como WhatsApp, Facebook, Instagram, GBM (Google Business Messages), telefone, e-mail e, até o final de 2022, SMS. Além disso, a plataforma agrega soluções como RD Station, Protheus e Salesforce. “Tem outra integração: é quando você recebe qualquer informação, de qualquer sistema, que trafegue no formato de webhook, independente de estar integrado no Tag Center ou não”, conta o sócio, salientando que a maioria das plataformas do mercado, hoje em dia, possuem essa tecnologia de comunicação, aumentando ainda mais as possibilidades do hub.

Lançamento

De novembro de 2021 a abril de 2022, um projeto piloto foi realizado com dois clientes. Em agosto deste ano, antes mesmo do lançamento oficial da plataforma, trafegaram pelo sistema quase 1 milhão de mensagens, considerando 15 contas ativas. No total, cerca de 150 clientes estão em processo de ativação para os próximos meses, completando um ciclo inicial antes de chegar oficialmente ao mercado. Empresas de diferentes setores já utilizam a plataforma, como saúde, vendas, mercado imobiliário, hotelaria e automotivo, este último um dos mais aderentes.

Uma das principais operações em andamento é junto ao Consórcio Magalu, ainda em fase de testes. Com previsão de trafegar 100 mil mensagens por mês, ela consiste na venda de consórcios de forma automatizada, por meio do WhatsApp, baseado no perfil de cada cliente. Após atendimento por chatbot, o cliente é direcionado a um atendente humano para finalizar a jornada.

O Tag Center planeja sua expansão para outros continentes após seu lançamento oficial, que deve acontecer em novembro. No mesmo mês, a empresa participará do Web Summit, em Lisboa. A plataforma, inclusive, é nativa em inglês, depois foi traduzida para o português e espanhol. A startup já possui clientes em Portugal e nos EUA.

“Foi muito complexo fazer o desenvolvimento de todos esses sistemas e robôs. Mas agora que a gente já passou da versão beta, faz muito sentido focar no desenvolvimento de novos recursos”, revela Barboza sobre o roadmap, que inclui desenvolvimento de app mobile. “Estamos fazendo um investimento muito grande  justamente para estar, a partir de agora, no holofote do marketing digital”, conclui.