Infraestrutura

Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

A Entidade Administradora da Faixa (Siga Antenado) expandiu para novas cidades com mais de 500 mil habitantes a troca gratuita de antenas parabólicas convencionais de televisão (Banda C) para equipamentos digitais na Banda Ku. Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, Caxias do Sul/RS e Campos dos Goytacazes/RJ e os municípios no entorno são contemplados nessa etapa.

Famílias inscritas em programas sociais do governo federal têm direito à troca, desde que possuam uma antena parabólica convencional em funcionamento. O kit inclui a nova antena parabólica digital, receptor Banda Ku, controle remoto e cabo para conexão, tudo instalado gratuitamente por técnicos parceiros.

Na região de Belo Horizonte, que inclui a capital e outros 53 municípios, em Minas Gerais, especialmente Betim e Contagem, a expectativa é de 10 mil instalações. Em Juiz de Fora, Chácara, Coronel Pacheco e Matias Barbosa, também no estado, é de 41 mil instalações. Em Campos dos Goytacazes, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Quissamã e São João da Barra, no Rio de Janeiro, 25 mil. Em Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos, no Rio Grande do Sul, 17 mil.

Em outubro de 2022, foi iniciada a troca nas 26 cidades do Brasil com mais de 500 mil habitantes e outras 454 no seu entorno. A entidade prevê que mais de 1,1 milhão de famílias de baixa renda tenham direito ao serviço. Até agora, foram instalados mais de 10 mil kits no Brasil.

“Depois disso, o foco vai ser as cidades com mais de 200 mil habitantes e a região em torno delas – isso até junho de 2023. No próximo ano, até junho de 2024, nós já vamos para as cidades com mais de 100 mil habitantes. Assim, esse processo vai se desenvolvendo para o interior do Brasil, até ser concluído em janeiro de 2026, quando acontece a última etapa”, comentou Leandro Guerra, presidente da EAF.

O processo de comunicação do serviços para a população nessas regiões dura 180 dias, sendo que a troca só pode ser requisitada dentro desse período. Guerra informou que para as pessoas não contempladas pelo projeto, o custo estimado da troca de antena é de R$ 400 a R$ 1 mil, dependendo da região do Brasil.

Interessados precisam entrar em contato pelo site ou pelo número 0800 794 2404.