Líderes das grandes plataformas digitais estiveram reunidos em Washington nesta quarta-feira, 14, com senadores e representantes de entidades e sociedade civil para discutir a regulação da inteligência artificial. Entre os nomes estavam Bill Gates, Sundar Pichai, Sam Altman, Mark Zuckerberg e Elon Musk. A reunião, a portas fechadas, discutiu como a IA poderia ser regulada.

O encontro marca também um período delicado uma vez que as eleições presidenciais nos Estados Unidos se aproximam – acontecem no ano que vem – e há um medo real entre os políticos do uso indevido da IA generativa neste momento.

De acordo com o jornal The Guardian, o senador e líder da maioria da casa, Chuck Schumer (Democrata-NY), disse que a reunião foi “histórica”, e, apesar de os participantes endossarem vagamente a ideia de regulação, não encontraram consenso sobre como seriam essas regras.

Mesmo assim, todos concordaram que o governo deve ter um papel de supervisão da IA.

Uma das propostas discutidas foi se deveria haver uma agência independente para supervisionar a tecnologia, como as empresas poderiam ser mais transparentes e como os EUA poderiam ficar à frente da China e de outros países.