Uma pesquisa encomendada pela Visa aponta que 79% de seus clientes, usuários dos cartões da bandeira, querem fazer transferências no WhatsApp. O público com mais de 65 anos é o mais interessado na solução, com 83% afirmando ter interesse, aponta o estudo realizado pela Morning Consult.

Entre os atributos mais valorizados pelos consumidores para a realização de uma transferência estão: conveniência, custo, usabilidade, privacidade, segurança, velocidade e confiança. Segurança e privacidade foram os pontos mais importantes, com 83% afirmando que a segurança é muito importante, e 80% destacaram a privacidade. Pessoas entre 35 e 44 anos são as mais preocupadas com esses dois atributos, privacidade (89%) e segurança (93%).

A pesquisa chega um pouco depois de o Banco Central ter autorizado o pagamento por WhatsApp no Brasil, mas, por enquanto, somente para transferências entre usuários, não para compras. O órgão regulador aprovou os arranjos de pagamento da Mastercard e da Visa para essa finalidade e autorizou a empresa Facebook Pagamentos do Brasil Ltda a atuar como instituição de pagamentos na modalidade “Iniciador de Transações de Pagamentos”.

Metodologia

O estudo foi realizado entre os dias 18 e 19 de março com 1 mil adultos brasileiros. As entrevistas foram feitas online e os dados foram ponderados para aproximar uma amostra com base em idade, sexo, educação e região. Os resultados completos possuem uma margem de erro de cerca de 3 pontos percentuais.