O WhatsApp (Android, iOS) deu mais um passo na direção de se tornar um aplicativo de compras com uma experiência fim a fim. Recentemente, foi liberado em sua API um novo tipo de mensagem interativa, chamada de “mensagem de produto”. Trata-se da possibilidade de enviar ao consumidor, dentro da janela de bate-papo, uma mensagem com foto e texto de um produto específico (“single-product message”) ou de um grupo de até 30 produtos (“multi-product message”), acompanhada de um botão que permite o usuário ver mais detalhes. 

A partir da interação com as mensagens de produtos, o consumidor pode criar um carrinho de compras dentro do WhatsApp, selecionando os itens que deseja. Ao fim, é possível enviar o pedido de compra. O pagamento, porém, ainda não acontece dentro do WhatsApp. Em vez disso, a marca precisa oferecer alguma opção por fora, como um link de pagamento externo, enviado por mensagem. Segundo apurou Mobile Time, marcas brasileiras como C&A, iFood e SafraPay já testaram mensagens de produtos. Não há custo para o uso dessa funcionalidade.

Cabe destacar que mensagens de produtos não podem ser enviadas como notificações. Elas precisam fazer parte de uma conversa. Outro detalhe importante: cada carrinho de compra é único por usuário e por device. Ou seja, um carrinho aberto no smartphone não aparecerá no WhatsApp web do mesmo usuário. Além disso, os carrinhos não expiram. Se, por acaso, quando o carrinho for enviado pelo consumidor, houver algum produto em falta ou que tenha mudado de preço, o usuário é informado de que houve atualizações em seu pedido.

O WhatsApp recomenda usar as mensagens de produto combinadas com bots e inteligência artificial, de forma a, por exemplo, criar ofertas personalizadas para o usuário, de acordo com seu histórico de compras.

“Milhões de pessoas já fazem compras no WhatsApp e a experiência de compra conversacional é a preferida pelos usuários por ser simples e conveniente, além de replicar uma experiência real de conversa – um fator muito importante principalmente para novos usuários de e-commerce”, comenta Marcos Oliveira, diretor de desenvolvimento de negócios do WhatsApp no Brasil.

Análise

O WhatsApp aguarda a autorização do Banco Central para permitir pagamentos entre consumidores e lojistas por cartão de crédito e débito dentro do seu aplicativo. Por enquanto, a ferramenta de pagamento está liberada apenas para transferências entre pessoas físicas e dentro de certos limites, como R$ 500 por transação. 

A chegada das mensagens de produtos e do carrinho de compras pode ser encarada como um preparativo para a liberação do pagamento P2M (peer to merchant). Assim que isso acontecer, essa opção de pagamento provavelmente será integrada à experiência de compra nessas mensagens interativas. 

WhatsApp

Exemplo de mensagem multiproduto

 

WhatsApp

Exemplo de página de produto dentro do WhatsApp