pagamentos instantâneos

|Matéria atualizada em 31/03, às 20h28| O serviço de pagamento no WhatsApp deverá ser lançado em abril, agora que recebeu a devida autorização por parte do Banco Central, e não ficará restrito aos três emissores de cartões originalmente divulgados no ano passado (Banco do Brasil, Nubank e Sicredi).

“O WhatsApp pretende lançar o serviço com mais parceiros para expandir a cobertura para o Brasil. O serviço de pagamentos no WhatsApp é uma plataforma aberta para a participação de qualquer parceiro que cumpra os requisitos. Mais detalhes do produto serão revelados no lançamento”, informou por email o WhatsApp, em resposta a Mobile Time. 

Segundo duas fontes do mercado ouvidas por esta reportagem, pelo menos mais dois ou três bancos já teriam acertado a participação no lançamento no País. Um deles seria uma instituição financeira de grande porte. Seus nomes e possíveis datas de lançamento ainda não foram divulgados.

Em entrevista para Mobile Time nesta quarta-feira, 31, o presidente da Mastercard no Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto, informou que a fila de bancos é grande, mas, por outro lado, considera difícil que mais algum conclua a integração a tempo do lançamento.

A expectativa de entrada em operação em abril foi informada por outra fonte próxima às negociações. Oficialmente, o WhatsApp não confirma nenhuma data, mas diz que o serviço será disponibilizado “assim que possível”.

Pix

O WhatsApp confirmou que está trabalhando para integrar seu serviço de pagamento ao Pix.

Autorizações

Na última terça-feira, 30, o Banco Central autorizou o lançamento do pagamento no WhatsApp no Brasil, mas somente para transferências entre usuários, não para compras. Isso ocorre nove meses após a autarquia ter suspendido a entrada em operação da novidade no País. O órgão regulador aprovou os arranjos de pagamento da Mastercard e da Visa para o pagamento no WhatsApp e autorizou a empresa Facebook Pagamentos do Brasil Ltda a atuar como instituição de pagamentos na modalidade “Iniciador de Transações de Pagamentos”. 

Na prática, os consumidores poderão cadastrar seus cartões de débito e pré-pago no WhatsApp para realizarem transferências entre si. A Cielo continuará sendo a rede de adquirência do serviço e não cobrará pelas transferências P2P.

O cadastro de cartões de crédito para a realização de compras através do WhatsApp ainda está em análise, informou o BC.

BB, Mastercard e Visa

Banco do Brasil, Mastercard e Visa comentaram a liberação pelo BC do pagamento por WhatsApp.

Edson Costa, diretor de meios de pagamento do Banco do Brasil, disse: ”Inovar com foco na experiência do cliente é nossa prioridade. Os clientes do Banco do Brasil já podiam utilizar o WhatsApp para realizar transações bancárias e oferecer uma solução de pagamento pelo aplicativo era o próximo passo esperado. Essa nova solução de pagamento pelo WhatsApp vai se popularizar rapidamente, ampliando as opções de pagamentos das pessoas e facilitando ainda mais a inclusão bancária.”

A Mastercard enviou o seguinte comunicado: “Recebemos com alegria as notícias do Banco Central e continuaremos a trabalhar com o WhatsApp e outros parceiros para oferecer opções de pagamento inovadoras e seguras aos consumidores e empresas brasileiras. Para qualquer dúvida adicional, sugerimos que entre em contato diretamente com o WhatsApp”

Por sua vez, a Visa escreveu: “A Visa recebe com satisfação a decisão do Banco Central e espera continuar seu trabalho com emissores e o WhatsApp para habilitar os pagamentos pelo aplicativo, tornando-o disponível para todos no Brasil. Os pagamentos via WhatsApp contam com os recursos das soluções Visa Direct, que fornece transferências rápidas por meio da rede global da Visa, e de segurança Visa Cloud Token, que protege e remove informações confidenciais, convertendo os dados em tokens e armazenando-os com segurança.”