Da esquerda para direita: Fernando Martinovich (Sicoob), Laís Neves (Santander Brasil), Marilia Caminha (Banco Original), Thais Vasconcelos (Banco do Brasil) e Vinicius Caridá (Itaú Unibanco). Foto: Marcelo Kahn

Chatbots reconhecerem mensagens de voz enviadas pelos clientes: essa é a próxima grande barreira tecnológica a ser superada pelas ferramentas conversacionais utilizadas pelos bancos no Brasil. Essa é a opinião de representantes de algumas das principais instituições financeiras do País, em painel no Super Bots Experience 2022, evento realizado pelo Mobile Time, nesta terça-feria, 16, em São Paulo. Vários bancos têm o atendimento automatizado por voz em seu roadmap para 2023.

“Em relação ao futuro, a gente tem uma aposta grande em voz”, disse Thais Vasconcelos, gerente de assistentes virtuais, Banco do Brasil. Ela mencionou que estão nos planos da instituição fazer integrações com a Alexa.

O Sicoob, instituição financeira cooperativa, também planeja dar voz à sua assistente virtual Alice. “O maior projeto para o ano que vem é incorporar a voz em todos os canais de atendimento. Queremos que o cliente possa começar com texto e seguir com voz, por exemplo”, disse Fernando Martinovich, superintendente de atendimento do Sicoob.

A biometria por voz também foi um dos temas discutidos durante o painel. Laís Neves, head de atendimento e relacionamento digital e IA, Santander Brasil, apontou alguns desafios para implementação da tecnologia. “Há um complexidade: a regionalização da língua no Brasil. Para 2023, o banco tem planos de investir nessa frente”, revelou.

Super Bots Experience 2022

A 8ª edição do Super Bots Experience 2022, organizada por Mobile Time, acontece nesta terça-feira, 16, e quarta-feira, 17, no WTC, em São Paulo. Amanhã, o evento contará com painelistas representantes de empresas como Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Google (RCS e Google Business Messages), Claro, Oi, TIM e Vivo, além de Magalu, Plusoft, Sitel e smarters.