Luis Roberto Barroso, presidente TSE e ministro STF, apresentando as iniciativas

O Tribunal Superior Eleitoral e o WhatsApp lançaram uma série de figurinhas sobre as eleições municipais de 2020, o Stickers da Justiça Eleitoral (Android). A partir desta sexta-feira, 16, os usuários também podem baixar os 23 stickers por este site. As imagens abordam de modo divertido os temas ligados ao pleito e ao exercício democrático, como voto consciente e combate às fake news.

De acordo com o presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o intuito da ação é cumprir com a missão da Justiça Eleitoral na comunicação “pública, gratuita, de qualidade à serviço da sociedade”. A ideia é que o eleitor use esses adesivos para alertar parentes e amigos sobre práticas proibidas nas eleições (como boca de urna) e para checarem as informações que recebem antes de passarem para outras pessoas.

Vale lembrar que essa não é a única iniciativa do WhatsApp nas eleições. A plataforma de mensageria possui um chatbot para tirar dúvidas sobre a disputa eleitoral, esse feito em parceria com a Infobip e o TSE.