A ChatClass anunciou o lançamento de uma nova ferramenta com IA para os alunos que desejam estudar para as provas de certificação em inglês, TOEFL e IELTS, o TestPrep. A plataforma, que trabalha com educação conversacional por meio da inteligência artificial, trabalha com o próprio chat do WhatsApp para os estudos.

Para desenvolver a solução, batizada como TestPrep, a edtech treinou e implementou um modelo customizado do ChatGPT para estabelecer feedbacks personalizados com base nas rubricas das provas. Além disso, a customização está nos simulados oficiais e extra-oficiais para os estudantes poderem praticar, como também nas dicas de respostas nos testes disponibilizados, através de trocas de áudios que são avaliadas por outras ferramentas de IA que dão informações específicas sobre como está a pronúncia e a fluência do aluno.

O CEO da ChatClass, Jan Krutzinna, em conversa com o Mobile Time, conta que é possível obter também uma estimativa de nota baseada nas respostas do aluno. “A estimativa da nota é feita através da nossa IA que foi treinada com NLP [PLN, ou Processamento de Linguagem Natural] e ChatGPT usando as rubricas oficiais de cada teste. Fazemos um comparativo entre a nota gerada nesse formato e o resultado de outras APIs de linguagem natural, além da própria API da ETS [Educational Testing Service] no caso do TOEFL”, explica.

Com base em uma pesquisa com os alunos após um mês de uso no próprio canal do WhatsApp, e entrevistas síncronas com alguns estudantes, 80% dos mais de 400 alunos já cadastrados no novo recurso apontam um sentimento de maior preparo para as provas.

Krutzinna acredita que a possibilidade de ter um bot com IA funcionando todos os dias, em qualquer momento, faz diferença para o aluno entender a estrutura da prova, podendo dar dicas personalizadas e padronizadas sobre pronúncia, contexto e palavras a serem usadas, em comparação com os materiais gratuitos disponíveis na internet e na contratação de profissionais particulares.

A plataforma, que conta com aproximadamente 20 mil usuários ativos, tem dois modelos de negócio, o B2C e B2B. Com pacotes mensais ou trimestrais, as pessoas físicas podem entrar no site e adquirir seu plano por conta própria. Em relação ao B2B, existem os pacotes de grupos ou empresariais para instituições de ensino e professores que queiram incluir a funcionalidade como parte de seus planos de aula, permitindo ao aluno a estudar de casa. Ainda nesta modalidade empresarial, “podemos adaptar o conteúdo do bot para dados internos da empresa, inclusive criar simulados e bots com IA para exames proprietários”, ressalta o executivo.