O ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), enviou, nesta terça-feira, 22, novos ofícios aos representantes nomeados do Telegram no Brasil convidando o aplicativo a aderir ao Programa de Enfrentamento à Desinformação. O documento propõe também uma reunião virtual na próxima quinta-feira, 24. Esta é a terceira vez que o tribunal tenta contato com o app.

O objetivo é firmar com o Telegram uma parceria de combate às fake news, assim como foi firmada com outras plataformas. Também foi enviada por e-mail uma versão em inglês e em português do Termo de Adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação, cujo objetivo é combater desinformação relacionada à Justiça Eleitoral, ao sistema eletrônico de votação e a todas as fases do processo eleitoral.

Até o fechamento desta matéria, não havia notícia de resposta do Telegram ao TSE.

MPF

O Ministério Público Federal também enviou novos despachos ao Telegram – desta vez por meio do advogado recém-contratado pelo aplicativo, Alan Campos Elias Thomaz.

Desde dezembro do ano passado, o ministério conduz um inquérito sobre desinformação e fake news em redes sociais e aplicativos de mensagens. Da mesma forma que o TSE, houve diversas tentativas de contato do MPF com o app, mas sem nenhum retorno. Outras plataformas também foram notificadas e, segundo o ministério, estão colaborando com as investigações.