“A IA que todo mundo sabe como usar”. Era esse o objetivo do CEO e cofundador da LuzIA, Álvaro Higes, quando desenvolveu a inteligência artificial que pode ser encontrada no WhatsApp ou no Telegram. Em conversa com Mobile Time, executivo conta que a solução surgiu a partir da inspiração de criar uma IA que fosse amigável, acessível e de fácil utilização para as pessoas, inclusive para aqueles com pouca experiência tecnológica.

“Nós nos questionamos: ‘Como podemos tornar uma tecnologia tão avançada e às vezes intimidadora como a IA, acessível ao público em geral?’ Tínhamos o objetivo de desmistificar a inteligência artificial, integrando-a à vida cotidiana por meio de plataformas amplamente utilizadas, como WhatsApp e Telegram, e dando à LuzIA uma personalidade que a tornasse familiar e acessível. Assim, a solução surgiu com o propósito de oferecer tecnologia de IA de ponta de maneira simples e informal, como enviar uma mensagem a um amigo”, explica Higes, da IE Business School de Madri.

Com todas as funcionalidades ainda gratuitas, o CEO informa que seu serviço sempre terá uma camada com alta acessibilidade, sem necessidade de pagar pelo recurso.

LuzIA está disponível por meio do contato (11) 97255-3036 ou neste link.

Funcionalidades

Além disso, a LuzIA utiliza APIs de diferentes empresas para atender às necessidades com soluções específicas para cada solicitação, como OpenAI, Llama, Kandinsky, entre outras, para responder a perguntas, transcrever áudios, traduzir centenas de idiomas e gerar imagens em tempo real, com proteção de privacidade e segurança como seu carro-chefe.

Sua tecnologia baseia-se em modelos de linguagem famosos de forma agnóstica, como o GPT 3.5 para texto, Whisper para áudio e transcrições e o Stable Diffusion em criação de imagens. “LuzIA não apenas responde a perguntas, mas também se envolve em conversas sobre uma ampla variedade de tópicos, fazendo transições sem esforço de assuntos cotidianos para assuntos profundos e complexos”, ressalta.

Recentemente, foi anunciado que a plataforma passa informações em tempo real sobre o clima, como previsão do tempo geral, ou dados em tempo real de uma localidade específica, além de estarem trabalhando no desenvolvimento de mais recursos. O cofundador da empresa acredita que a ferramenta tem o objetivo de ajudar os usuários, seja para responder perguntas sobre diversos assuntos, fornecer ideias e inspiração, oferecer conselhos ou envolver-se em conversas cotidianas e profundas.

Expectativa

Higer comenta que “a ambição da LuzIA é ser a primeira assistente pessoal amigável e inteligente que pode ajudar usuários em todo o mundo em suas atividades diárias e a responder perguntas. A LuzIA é um grande apoio para suas tarefas frequentes, como ajudar com lições de casa ou orientá-lo na preparação do plano de refeições semanal, até ser seu companheiro de confiança – alguém em quem você sempre pode contar e conversar sobre tudo o que precisar”.

Apesar da confidencialidade, a empresa está trabalhando “incansavelmente” no desenvolvimento de várias novas funções com o intuito de atender melhor os seus clientes. “Embora eu não possa fornecer uma data exata de lançamento, estamos continuamente desenvolvendo e lançando funcionalidades”, finaliza o engenheiro.