GIP

Executivos da Gupshup apresentam cases de sucesso de celebridades indianas que usam o GIP. Empresa também anunciou lançamento do bot do Supla

A Gupshup lança no Brasil seu serviço de mensagens, o Gupshup IP, ou GIP. Seu foco inicial será em bots para influenciadores e celebridades. Para estrear, a empresa lança o robô do cantor Supla. A novidade foi apresentada durante o segundo dia do Super Bots Experience, nesta quarta-feira, 25, evento promovido por Mobile Time.

“O que vem acontecendo na Índia é que as pessoas têm um canal no YouTube, Instagram, Facebook, mas encontram dificuldade em estabelecer comunicações diretas com sua base de seguidores ponto a ponto, ou seja, um diálogo personalizado”, explica Vinícius Soares, technology evangelist da Gupshup.

“É difícil de ficar de fora do WhatsApp e do Instagram por serem muito populares, mas eles têm regras rigorosas e política de preços que podem não atender ao modelo de negócios da celebridade. Nós somos mais flexíveis sobre o que pode e o que não pode dentro do nosso serviço”, completa o evangelista.

O GIP é um canal proprietário da empresa onde o chatbot da celebridade é disponibilizado. Ele possui mais flexibilidade em sua política e um preço diferente dos canais mais populares, como o WhatsApp e o Instagram. É possível gerar um link e integrá-lo ao site da celebridade, por exemplo.

Durante a apresentação de Soares e Leonardo de Paula, head comercial no Brasil da Gupshup, os executivos apresentaram três cases de bots voltados para famosos: o robô do Primeiro Ministro, onde pode ser acessado por meio de um QR Code em alguma propaganda ou plataforma do governo para que o usuário ouça trechos de um programa de rádio que apresenta o programa de governo de Narendra Modi. “Neste caso, o bot tem como missão ampliar o alcance do programa de rádio. São centenas de milhares de interações feitas e é nosso case número 1”, diz Leonardo.

Cases

O segundo exemplo foi o bot da atriz de Bollywood Priyanka Chopra Jones. Neste caso, o robô foi concebido para aumentar o engajamento de seus fãs. Ele gerencia as inbound messages que chegam à atriz via site ou Direct Message, do Instagram. Vale dizer que o bot também está presente no site do fã clube de Jones.

O terceiro case apresentado é de Damini Chopra, uma celebridade indiana que precisava de um canal de contato com seus fãs 24h/7 e desejava atrair mais pessoas para o seu canal. “Esse é um bot mais elaborado, com mais opções. Ela compartilha um vídeo por semana e é possível agendar um encontro com ela ou seu empresário caso a pessoa do outro lado esteja interessada em parcerias”, resume de Paula.

Para o Brasil, a Gupshup anunciou o lançamento do bot do cantor Supla. Trata-se de uma ferramenta de engajamento com seus fãs, onde é possível direcioná-lo para um streaming onde poderá ouvir canções do roqueiro. É também um meio de comunicação para quem deseja contratá-lo.

Modelo de negócio

O modelo de negócio será pagamento por mensagens, mas o valor ainda está em aberto. Segundo os executivos da empresa, o GIP terá um custo diferente dos canais mais populares, mas, por enquanto, estão operando como um trial de alguns meses, sem custo para a sua contratação.

Super Bots Experience

A 7ª edição do Super Bots Experience, maior evento sobre o mercado brasileiro de chatbots, voice bots e inteligência artificial, começa nesta terça-feira, 24 e segue até sexta-feira, 27. Ao longo de quatro dias de programação com transmissão online, 55 executivos e especialistas participarão de painéis e palestras para debater as mais importantes tendências dessas tecnologias. Entre os participantes confirmados na agenda do evento há mais de 20 executivos C-level e fundadores de empresas.

O evento tem painéis sobre chat commerce; regulamentação de IA; consolidação do mercado brasileiro de bots; a evolução dos voice bots; novos canais para bots; e o WhatsApp como berço para startups; além de 15 palestras especiais e 10 cases. A programação completa e mais informações sobre compra de ingressos estão disponíveis em www.botsexperience.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).