A Petrobras obteve bons resultados com os primeiros testes de um cão-robô com conectividade 4G nas dependências do seu centro de pesquisa no Rio de Janeiro, o Cenpes. O próximo passo será testar o mesmo robô com novas aplicações, agora em uma rede privativa 5G no mesmo local, o que deve ser concluído até abril. A novidade foi anunciada em evento no estande da Softex, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, nesta segunda-feira, 26.

Na rede 4G, o cão-robô conseguiu gerar mapas 3D, verificar a temperatura de ambientes e realizar a leitura de instrumentos. Na rede 5G, a expectativa é de que seja possível controlar o robô com ainda mais precisão e menos latência, o que pode abrir as portas para novas aplicações.

Ainda não há planos para levar a solução para uma plataforma de petróleo, o que requer ainda mais testes e planejamento.

Os testes na Petrobras estão sendo feitos em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu, e com apoio da ABDI. O cão-robô se chama Spot e é fabricado pela Boston Dynamics. As redes celulares privativas 4G e 5G da Petrobras foram instaladas pela Vivo com equipamentos da Nokia.