pagamentos instantâneos

Ilustração: Cecilia Marins

O Mercado Pago (Android, iOS) é mais uma empresa que negocia com a Meta para processar pagamentos dentro do WhatsApp. A informação foi confirmada ao Mobile Time por Gabriela Szprinc, head de pagamentos do Mercado Pago. 

Na semana passada, a Rede, credenciadora controlada pelo Itaú, informou que está tecnicamente pronta e que mantém conversas com WhatsApp com esse mesmo objetivo.

A Cielo foi a primeira rede de adquirência a se integrar oficialmente com o WhatsApp para o processamento de pagamentos. É dela o sistema usado atualmente para transferências de valores entre pessoas físicas com cartão de débito no app de mensageria, operação que é oferecida sem custo para os usuários do WhatsApp.

A Meta aguarda há mais de dois anos a autorização do Banco Central para permitir pagamentos com cartão de crédito de consumidores para lojistas (P2M, ou ‘peer to merchant’). Testes de usabilidade já estão sendo realizados com parceiros. A Cielo foi a primeira parceira anunciada pela Meta, mas agora é esperado que o lançamento inclua outras redes de adquirência – por sinal, em resposta ao Cade, dois anos atrás, a Meta esclareceu que o acordo com a Cielo não envolvia exclusividade. 

Modelo de negócios

Em junho de 2020, quando anunciara o lançamento do pagamento via WhatsApp, à época chamado de “Facebook Pay”, a Meta informara que seria cobrada uma taxa de 3,99% dos lojistas pelos pagamentos que recebessem. Não chegou a ser divulgada como seria a divisão entre Meta, Cielo, emissores e bandeiras. Naquela ocasião, o Banco Central mandou imediatamente suspender o serviço, argumentando que precisaria de uma nova autorização do órgão regulador.

O pagamento por WhatsApp acabou sendo liberado pelo Banco Central quase um ano mais tarde, em abril de 2021, mas restrito a transferências entre usuários finais (P2P, ou ‘peer to peer’) e apenas com cartão de débito. Neste caso, não há cobrança de taxa.

Não se sabe se para o lançamento do pagamento P2M com cartão de crédito a Meta manterá a taxa de 3,99% que havia sido prevista na primeira tentativa de disponibilizar o serviço dois anos atrás. Segundo fontes ouvidas por Mobile Time, o modelo de negócios ainda não foi revelado pela Meta.

MobiFinance

A inovação em serviços financeiros móveis será tema do painel de abertura da 5ª edição do MobiFinance, seminário organizado por Mobile Time, no dia 18 de outubro, no WTC, em São Paulo. O painel contará com as participações de Elaine Shimoda, head de pagamentos do PicPay; Juliana Assad, CTO da Superdigital; Marcos Cavagnoli, diretor de Digital Cash Management e Open Finance do Itaú; Rodrigo Tavares, vice-presidente sênior do RecargaPay; e Thaisa Fausto, head de novos negócios do PayPal Brasil. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobifinance.com.br