Bots

A Botmaker lança uma funcionalidade de chamada de áudio e de vídeo para empresas. A solução, batizada de Botmaker Call, pode ser utilizada em diversos canais, entre eles o WhatsApp, webchat, Messenger, entre outros.

Vale reforçar que a ferramenta de comunicação entre empresas e clientes tem integração com a WhatsApp Business API.

A novidade foi criada como complemento dos serviços nesses canais e já está disponível.

O Botmaker Call permite que o contato da empresa com o cliente seja iniciado por um chatbot e migre para uma conversa em áudio ou vídeo, de acordo com a necessidade da questão. Este tipo de atendimento pode ser solicitado pelo cliente, ou indicado pelo bot que faz o primeiro atendimento, de acordo com a complexidade e necessidade de resolução do assunto tratado.

A Botmaker aposta nesse tipo de contato para casos em que seja necessário fazer uma aproximação maior com o cliente ou que requer explicações mais detalhadas sobre um produto, ou as partes estejam em negociação. É possível, ainda, usar o vídeo ou o áudio para realizar demonstrações de produtos ou suporte técnico remoto.

Mesmo com o acionamento do áudio ou do vídeo, o atendente pode ainda enviar e receber documentos, imagens, bem como compartilhar sua tela com o usuário para instruí-lo em relação a procedimentos específicos.

O cliente

O primeiro cliente da Botmaker a usar a solução foi a Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados. Sua intenção é ter uma alternativa de atendimento especial para pessoas com questões auditivas e que fosse acessível pelos canais conversacionais por meio de linguagem de sinais (Libras). A solução está sendo disponibilizada em fases e funcionará nas mais de 100 cooperativas da Sicredi até o final do mês de junho.

Por meio de uma conversa do associado via WhatsApp com o assistente virtual do Sicredi, o Theo, será possível escolher o atendimento por Libras. Isso faz com que o usuário seja direcionado para uma videochamada. Outra forma é o gerente de contas fazer a transferência da conversa para uma chamada de voz ou de vídeo. O usuário então é direcionado para a solução Botmaker Call. Ao término da chamada, a empresa pode resgatar a gravação e compartilhar com o usuário, se necessário.

Vale lembrar que a Botmaker lançou no início do ano o Multirobô, ferramenta que permite a construção e o controle de diversos bots de forma integrada.