O Banco do Brasil tornou-se o primeiro banco a adotar o WhatsApp (Android, iOS) como forma de recarga de bilhete de transporte público. No anúncio feito nesta quarta-feira, 28, o consórcio da cidade de São Paulo, SPTrans, foi confirmado como primeiro parceiro na iniciativa.

Com a parceria, o cidadão paulistano que é correntista do BB pode recarregar o seu cartão de passe, conhecido como Bilhete Único, via app de mensageria. A expectativa do Banco do Brasil é aumentar em 20% a quantidade de recargas com a solução no aplicativo de mensageria.

Apenas no mês de outubro, o serviço de recarga do cartão de transporte via canais do banco alcançou R$ 3,9 milhões em vendas, um incremento de 45% comparado com o mês de janeiro. Vale lembrar, a recarga de Bilhete Único funciona desde 2016 em canais do BB.

Como funciona

Para fazer a recarga com o seu WhatsApp, o correntista adicionará o número do Banco do Brasil (4004-0001) à sua lista de contatos. O celular do cliente será cadastrado para movimentações financeiras, e, quando solicitado em uma conversa, um assistente cognitivo auxiliará na transação. Usando inteligência artificial, esse assistente atua ao ler palavras-chave na conversa com o cliente, como “recarga”, “Bilhete Único” ou “Bilhete Único SPTrans”.

Além da operação com o Bilhete Único, o cliente da instituição bancária consegue fazer 11 serviços via WhatsApp, são eles: transferências, recarga de celular, liberação de cartão, saldo de conta corrente, extrato de conta corrente, extrato de poupança, saldo de poupança, extrato de fundos de investimento, rastreamento de cartão, fatura de cartão e consulta código IBAN (sigla de International Bank Account Number).

Análise

A aposta do BB no WhatsApp faz parte da estratégia digital do banco e coincide com os resultados apresentados no terceiro trimestre deste ano. A instituição investiu R$ 20,5 bilhões em tecnologia entre 2012 e 2018, uma ação da qual o mobile é um dos principais destaques e que vem dando resultados consideráveis.

Em setembro de 2018, o banco conta com 16,6 milhões de usuários móveis, ou 59,2% da sua base total. Dois anos atrás, eram 9,1 milhões (50,4% da base). Ainda em setembro, O BB somava 578 mil clientes de carteiras digitais móveis (Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay) que movimentaram R$ 38,2 milhões em compras a crédito e R$ 19,7 milhões no débito.