A iniciativa Mapa Corona nas Periferias, uma forma de organizar ações de solidariedade em comunidades brasileiras e regiões suscetíveis ao novo coronavírus, ganhou um chatbot no WhatsApp. O contato inteligente foi desenvolvido pela Take com o apoio do programa Microsoft AI for Health.

O robô no WhatsApp pode ser acessado pelo número (21) 98950-5932. No canal, é possível conhecer iniciativas próximas à localização do usuário para apoiar. O contato inteligente do Mapa Corona nas Periferias localiza pelo CEP as ações mais próximas e repassa informações como: o que estão fazendo no combate ao novo coronavírus; quem está ajudando; e como entrar em contato para doar ou apoiar. Além disso, pelo chatbot é possível cadastrar novas ações no banco de dados do projeto por meio do nome, favela ou periferia onde atua, além de contato e propósito da ação – se é por doações de máscaras ou campanha de conscientização etc.

O Mapa Corona nas Periferias foi idealizado pelo Instituto Marielle Franco e o Favela em Pauta e teve mais de 180 mil visualizações desde que foi lançado. Ao todo estão cadastradas cerca de 540 iniciativas atuando em mais de 600 favelas e periferias de todas as regiões do País.