Caminhoneiros recebem ofertas de frete por meio do WhatsApp, que podem aceitar pelo app da Tmov (crédito: divulgação)

A logtech Tmov, marketplace de oferta e demanda de cargas fechadas para caminhoneiros, disponibilizou dois chatbots no WhatsApp (Android, iOS), no fim de 2022, a fim de agilizar o atendimento de motoristas que usam a plataforma. O percentual de conversão dos caminhoneiros via chatbot alcançou 30%, desde o lançamento do projeto, em setembro de 2022.

Entre as suas funcionalidades, estão a finalização de cadastros, oferta de fretes, acionamento de sinistro, atendimento para gerenciamento de risco, correção de erros em cadastros, alteração de status, entre outras. Desde o início do projeto, mais de 404 mil mensagens foram trafegadas nos canais e mais de 10 mil usuários únicos interagiram com eles.

Busca e dúvidas sobre fretes foram os itens de maior sucesso, e atingiram a marca de mais de 5,1 mil tickets de atendimento, desde o lançamento do piloto. O motorista recebe as ofertas de fretes pelo WhatsApp com base no seu perfil e comportamento de carregamento. Ele pode finalizar a contratação pelo app da Tmov.

Com os chatbots, a Tmov conseguiu reduzir em até 60% o tempo gasto em cada atendimento. Os clientes tinham dificuldade em lidar com outros canais de atendimento, como e-mail e telefone, por isso os pontos de contato foram concentrados em um único canal, mais prático e acessível, como o WhatsApp. Para 2023, estão previstas integrações de mais funcionalidades à ferramenta.

No processo de finalização de cadastros, houve aprovação em tempo real, pelos chatbots, de 64% dos casos que precisaram ser analisados novamente, nos quais havia inconsistências ou insuficiência de dados. O tempo de pendência – entre a constatação de uma insuficiência ou pendência no cadastro e sua resolução – caiu 57%, de outubro até dezembro de 2022.

Os chatbots da Tmov foram desenvolvidos em parceria com a Take Blip. Por meio de uma plataforma, a equipe da logtech faz a gestão dos contatos em um só lugar, com resposta rápida às mensagens e análise de toda a comunicação, além do histórico dos atendimentos digitais. Os chatbots atuam de maneira integrada a outras áreas da empresa, como marketing e crescimento, gerenciamento de risco, SAC e onboarding.