É possível pensar em diversas soluções que os bots podem realizar: atendimento, transações financeiras, agenda, assistente virtual, etc. No entanto, eu jamais pensei que seria possível fazer uma “sessão de terapia” com um chatbot. Essa é a ideia do Youper (Android, iOS), aplicativo de saúde pessoal mental criado pelo psiquiatra brasileiro José Hamilton Vargas, radicado nos Estados Unidos.

Chamado de “AI Therapy” (terapia via inteligência artificial, na tradução livre para o português), o bot tem como intuito deixar seu usuário melhor em alguns minutos de conversa textual. No entanto, sua função não é substituir o tratamento médico e seus profissionais, mas ser apenas um acessório adicional, porém bem elaborado.

Pode parecer bobo para alguns, mas para pessoas que passam por problemas graves como depressão, traumas, ansiedade, este bot pode ajudar. Imaginem, uma crise de depressão ou ansiedade não tem hora para chegar, ela pode chegar de madrugada, em um fim de semana, ou seja, em momentos quando a pessoa não consegue alcançar um médico ou um familiar.

Nesses momentos, os usuários com essa condição precisam apenas conversar, desabafar com alguém. E aí que entra o Youper, ele conversa com o usuário e tenta entender seu humor, estado de espírito e outras questões da saúde mental que preocupam uma pessoa. Para isso, Vargas e sua equipe adicionaram técnicas avançadas de terapia cognitiva, meditação, aceitação e comprometimento terapêutico ao bot.

Por exemplo, o usuário em seu primeiro acesso responde a uma série de questões sobre seu comportamento, ações e pensamentos do dia a dia. Ao final da sessão de perguntas, o bot apresenta um resultado prévio de seu estado mental. Em seguida, a sessão continua e tenta levantar a moral do usuário, com ações como meditação ou pensamentos positivos. Ao término de suas ações, o bot pergunta se a pessoa está melhor e se deseja continuar conversando. Caso não continue, ele pede para que a pessoa volte, para ela ser acompanhada pela tecnologia.

Embora seja um dos melhores usos de chatbot e inteligência artificial que vi, o Youper ainda não tem versão em português, apenas em inglês. Mas, se você tem o conhecimento do idioma, é vital baixar este app para entender seu mecanismo. Vale frisar o trabalho de design instrucional do app, que não fica retido apenas na conversa, mas também explora testes com cards, como se o usuário estivesse realmente em uma sessão.