Tela de abertura do app Resultados (Reprodução: Google Play/TSE)

O Brasil está próximo de definir o futuro de sua democracia para os próximos quatro anos. No próximo dia 30 de outubro os brasileiros vão às urnas e, no mesmo dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará os vencedores do pleito presidencial e das eleições para governadores nos estados que foram ao segundo turno.

Para o eleitor mais aflito que deseja acompanhar minuto a minuto, o TSE tem o aplicativo Resultados (Android, iOS), que está no rol de serviços que a Corte Eleitoral disponibiliza ao cidadão. Como relatado na véspera do primeiro turno, o app serve para acompanhar a contagem de votos por nomes, informando quem foi eleito ou vai para o segundo turno em todo o Brasil. Tudo em tempo real.

Durante o último dia 2 de outubro, usei o aplicativo para acompanhar a apuração. Isso me possibilitava ver antes da TV alguns resultados, como as disputas para governador nos estados, além da competição para vagas no Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

O app traz todos os dados gerais da eleição em números absolutos e percentuais, além da quantidade de vagas a serem disputadas por cargo; seções eleitorais; comparecimento dos eleitores; abstenção; total de votos válidos; votos nulos; e votos brancos.

O histórico da eleição fica registrado e disponível no app.

Também é possível ver curiosidades, como a eleição municipal em Fernando de Noronha; e ver quem está disputando as três eleições suplementares neste ano nas seguintes cidades do Rio Grande do Sul: Cerro Grande, Entre Rio do Sul e Cachoeirinha.