A Rede Bandeirantes mudou no ano passado o aplicativo Bandplay (Android, iOS) com um rebranding. Mas a alteração foi mais sentida neste ano: o app ficou mais estável e mais robusto em conteúdos. Inclusive, passou a ser mais chamado dentro das publicações do canal de TV.

Assim como a grande maioria dos brasileiros, eu tenho o hábito de acordar nos domingos de manhã e assistir corridas de F1 (quando não tem o campeonato inglês no Star+). Um legado que Ayrton Senna deixou.

Até 2022, era sofrível para o fã de automobilismo acompanhar os GPs pelo app. Caía, voltava com qualidade horrível, o áudio não batia com o vídeo. Os mesmos problemas eram notórios em noites do Masterchef e na cobertura das eleições majoritárias do ano passado. Era muito comum perder uma ultrapassagem na corrida, ou, pior, ao constatar o olhar de frustração da minha esposa ao perder quem foi o ganhador da prova da eliminação do Masterchef.

Agora está tudo bem-feito. Ainda faltam funções como “closed caption” para colocar legenda em tempo real e ter qualidade acima de 720p, por exemplo, 1080p. Mas, para TV ao vivo no celular, o conteúdo está ótimo.

Ainda arrisco dizer que, em questão de conteúdo, o Bandplay é o melhor app de streaming gratuito do País. Inclusive supera o Globoplay, pois tem todo conteúdo da Band como rádio e TV ao vivo, filmes (inclusive uma seleção nacional muito boa), séries, realities, conteúdos infantis e dos canais pagos da band, além de podcasts exclusivos dentro da plataforma, sem custos ao usuário.

Alguns pontos a melhorar: ter setas para voltar na busca de filmes e não precisar no menu para voltar do zero. Mas o Bandplay está em um bom caminho, pois faz o simples que é deixar o app bem redondo para o usuário ver seus conteúdos. E eventualmente o Bandplay pode evoluir para modelos pagos com conteúdos do Bandsport, Canal 1 e Sabor & Arte.