Cuidar da saúde mental é importante nos tempos atuais. Com mudanças cada vez mais bruscas no dia a dia, é muito fácil desestabilizar. Dessa vez, não sou o único falando. A OpenAI revelou nesta segunda-feira, 27, que 0,15% dos seus 800 milhões usuários ativos semanais tiveram conversas explícitas sobre intenção suicida e por isso estão melhorando o GPT-5 com ajuda de 170 profissionais de saúde para responder apropriadamente.

Mas fica o alerta, 1 milhão de usuários por semana indicaram que planejam ou possuem a intenção de se matar. Muito disso pode ser evitado com a ajuda correta de um profissional de saúde e com exercícios que te ajudam a sair de lugares ruins e pensamentos intrusivos.

O assunto é sério e, portanto, não será uma inteligência artificial que vai ajudar em momentos mais difíceis. Neste caso, a terapia é a melhor solução.

Mas, para situações do dia a dia, para aliviar o estresse, um exemplo de app que uso há algum tempo é o Mind Ease (Android, iOS). Ele oferece atividades e exercícios para que focam em temas como estresse, ansiedade e pânico, que podem levar a pessoa a ter pensamentos intrusivos.

O aplicativo funciona de forma customizada. Para isso, o usuário começa respondendo algumas questões simples sobre seu estado de saúde. Com base nas respostas, o app mostra exercícios, atividades e conteúdos para começar a aliviar os desafios do cotidiano.

Há exercícios e atividades de: respiração; meditação; terapia cognitiva; gratidão; relaxamento muscular; sono; e escrita para reflexão. Geralmente são exercícios curtos, de 1 a 10 minutos que ficam na aba ‘self-care’. O que leva mais tempo são os conteúdos em que o app indica que são feitos por profissionais de saúde mental.

Embora seja customizado, o usuário também pode escolher por jornadas pré-prontas na área ‘activity library’. Agora, para momentos de mais apreensão, o app tem a seção ‘panic relief’, com uma série de exercícios de respiração e meditação para diminuir as crises de pânico.

Por fim, o app tem uma área de diário para que o usuário possa refletir sobre o seu cotidiano.

Mind Ease: privacidade

Feito pela britânica Campaign Against Living Miserably (‘Campanha Contra Viver Miseravelmente’ na tradução livre para o português, ou Calm), o app é uma iniciativa para combater o suicídio – a maior causa de morte entre homens abaixo de 45 anos no Reino Unido. Não à toa, o app é completamente gratuito e totalmente privado, mas funciona também para casos menos graves de ansiedade.

O lado ruim é que está totalmente em inglês e não tem tradução.

Ou seja, o app ajuda as pessoas que sabem inglês. Para quem não sabe, o ideal é usar um tradutor para ajudar a interpretar e responder as perguntas. E depois que passa do quiz inicial, o app é bem intuitivo em seus exercícios e atividades.

Mas se o caso vai além da ansiedade e do estresse, para quem não quer, está com pressa ou não se sente à vontade com o app, não tenha vergonha de procurar ajuda ou até mesmo o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188, pelo chat, por e-mail ou pessoalmente. E fica a dica para criarem um app similar ao Mind Ease para o público brasileiro.

 

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!