Atualmente, são muitos os dispositivos sem fio e aplicativos que facilitam a vida em sociedade. Em fração de segundos, conseguimos realizar atividades que até alguns anos atrás pareciam impensáveis: os smartphones podem se conectar, fazer chamadas, receber e enviar dados para qualquer lugar do mundo; laptops se comunicam com pontos de acesso Wi-Fi e periféricos Bluetooth; e o vídeo gravado em um dispositivo consegue ser reproduzido perfeitamente em diferentes devices.

Pode parecer mágica, mas não é. Tudo isso é possível graças aos padrões globais de tecnologia, os standards, que existem não apenas para alimentar uma ampla gama de sistemas e dispositivos, mas também como forma de agregar muitos benefícios para um ecossistema de tecnologia mais amplo.

Em outras palavras, esses standards desempenham um papel fundamental no mundo da tecnologia. Para a indústria de comunicações sem fio, por exemplo, os padrões são a base de um ecossistema competitivo, transparente e aberto para todos, além de demonstrarem, de forma clara, a evolução da tecnologia. A padronização é um passo importante para trazer novas tecnologias interoperáveis para o mercado de massa, criando assim um valor significativo para todo o ecossistema.

Os padrões tecnológicos garantem a interoperabilidade do sistema, além de criarem novos mercados e expandirem aqueles que já existem. Permitem, ainda, melhorar o custo-benefício das tecnologias, por meio de economias de escala e terceirização de vários fornecedores.

Outro papel importante é reduzir o risco de mercado, especialmente em áreas que requerem grandes investimentos como, por exemplo infraestrutura celular e design de chips, melhorando a confiabilidade e tornando o standard um caminho para atender aos requisitos regulatórios. Os padrões estimulam também a participação, colaboração e competição de um conjunto diversificado de empresas, contribuindo para a criação das melhores soluções possíveis em tecnologia.

Mas, afinal, por que uma empresa se esforçaria para ser líder em padrões? Bem, vemos três vantagens distintas para isto.

Em primeiro lugar, nos permite fornecer produtos melhores, ao mesmo tempo em que reduz o prazo para lançamento de novas tecnologias no mercado. Por exemplo, no caso dos padrões de comunicação, que possuem um desenvolvimento de natureza bastante complexa, estar à frente destes projetos significa estar de mãos dadas com a liderança no lançamento de produtos para esta área.

Em segundo lugar, nos dá a oportunidade de criar e licenciar propriedade intelectual (PI) valiosa. Quando as invenções contribuem para os padrões, elas se tornam acessíveis a todos no ecossistema. Uma sólida estrutura de PI pode garantir que os inventores sejam adequadamente incentivados a investir em P&D, resultando em ganhos para todos.

Por fim, nos ajuda a impulsionar a tecnologia com novas funcionalidades e eficiências, promovendo um crescimento saudável para o mercado geral, o que beneficia o ecossistema com um todo.

Agora que já estabelecemos que os padrões de tecnologia trazem benefícios claros para consumidores, fornecedores de sistemas e inventores, divido a seguir uma visão geral e rápida sobre alguns standards importantes para a indústria sem fio, destacando algumas das principais contribuições neste processo:

Cellular — 3GPP

A comunicação celular revolucionou a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos – e estamos na vanguarda das tecnologias de ponta padronizadas e pioneiras desde o desenvolvimento de CDMA para 2G. Hoje, o Projeto de Parceria de 3ª Geração (3GPP) é o órgão de padronização que impulsiona a maior parte da evolução da tecnologia celular. O 3GPP tem um processo colaborativo aberto, que permite a participação de qualquer empresa membro. Desta forma, as empresas participantes enviam suas propostas tecnológicas para serem discutidas, adotadas – ou rejeitadas – e modificadas pelos participantes do 3GPP por meio de um processo baseado em consenso. Trata-se de um processo completo, competitivo e que reúne algumas das mentes mais brilhantes do setor de comunicações que trabalham no desenvolvimento das melhores soluções técnicas que constituem a base tecnológica para a indústria de celulares – uma das mais valiosas da economia global.

Wi-Fi — IEEE 802.11 Working Groups e a  Wi-Fi Alliance

Outra tecnologia sem fio com a qual todos estamos familiarizados é o Wi-Fi, que fornece acesso de banda larga local para uma ampla gama de dispositivos. A padronização e promoção das tecnologias Wi-Fi são conduzidas por duas organizações do setor: Grupo de Trabalho IEEE 802.11 e Wi-Fi Alliance. O Grupo de Trabalho IEEE 802.11 é responsável por desenvolver e manter os padrões globais MAC / PHY, enquanto a Wi-Fi Alliance gerencia programas de teste de interoperabilidade, conduz questões regulatórias e atividades de marketing.

Bluetooth — Bluetooth SIG

Bluetooth é outra tecnologia sem fio complementar que oferece suporte a um amplo conjunto de casos de uso de uma rede pessoal. O Bluetooth SIG (Special Interest Group) é a organização do setor responsável por padronizar as tecnologias Bluetooth, qualificar produtos e promover sua marca. Atualmente, existem cerca de 15 membros que estão contribuindo ativamente para o Grupo de Trabalho Principal no desenvolvimento das especificações do Bluetooth.

Video — MPEG e VCEG

A tecnologia de vídeo revolucionou a forma como criamos e consumimos mídia. É um contraste gritante, por exemplo, olhar para um vídeo de baixa resolução de uma TV em preto e branco em comparação com as tecnologias de streaming de vídeo de alta resolução que temos nos dias de hoje. É importante ressaltar que os avanços da tecnologia de codificação de vídeo continuam por meio de um trabalho constante em busca da qualidade de vídeo aprimorada, usando menos bits. Isso, inclusive, levou a uma ampla adoção de vídeo em uma extensa gama de dispositivos e serviços interoperáveis. Na verdade, espera-se que 82% do tráfego da Internet seja de vídeo até 2022 (fonte: Cisco Annual Internet Report, 2018–2023).

O futuro das indústrias tecnológicas

Para finalizar, menciono a importância dos padrões de tecnologia para a promoção de futuras inovações. Continuamos na vanguarda da condução de um amplo conjunto de standards e na garantia de seu sucesso no mercado global. Nossas contribuições podem ser divididas em três áreas principais: liderança em tecnologia, por meio de investimentos em P&D que ajudam a enfrentar desafios fundamentais do setor; liderança de padrões, seja em organizações ou na própria indústria, definindo caminhos mais assertivos para a evolução do mercado; e, finalmente, suporte ao ecossistema, que se dá, por exemplo, por meio da nossa associação e estreita colaboração com mais de 80 universidades líderes em pesquisas sobre inovação e tecnologia.