A disputa entre Apple e Epic Games ganhou um novo capítulo na última quinta-feira, 31, com a inserção de um posicionamento da Roblox junto ao processo que corre nos Estados Unidos. De acordo com a Reuters, o parecer da empresa de jogos entregue ao 9º Circuito de Apelações norte-americano defende a loja de aplicativos da empresa, a App Store.

A Roblox afirmou que o processo de aprovação e revisão de apps do marketplace da Apple traz mais “segurança e proteção” e “maior legitimidade” aos olhos dos consumidores.

Vale lembrar, a companhia participou da primeira etapa do julgamento ano passado. Neste episódio, a Epic argumentou em sua defesa que a rival dos games tem “um passe livre” da Apple, uma vez que a Roblox tem uma seleção de apps dentro de seu próprio aplicativo – o que configuraria em um marketplace dentro de um marketplace e feriria as regras da Apple.

Um diretor da Apple disse ao processo que “não são apps” de games, mas “experiências”. Na sequência, a Roblox mudou em seu site a palavra “games” para “experiências”. Esse suposto passe livre da Apple à Roblox está sendo investigado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Entenda

A Epic Games, criadora do game Fortnite, escancarou o problema com a Apple ao criar uma comunicação sobre choice billing e tentar driblar o sistema de pagamento da Apple. Em contrapartida, a Apple acusou a Epic Games de quebra de contrato e tirou o jogo da App Store.

A disputa entre Epic Games e Apple teve um primeiro veredicto favorável à loja de aplicativos do iOS na Justiça dos Estados Unidos por quebra de contrato, mas a Apple teria que colocar Fortnite de volta ao marketplace com alternativas de pagamentos, o que não foi feito. Agora o julgamento está na Corte de Apelação.

Importante lembrar, essa disputa também ocorre no Reino Unido, União Europeia, Austrália e contra o Google nos EUA.

Em 2021, a Coreia do Sul adotou uma nova legislação que obriga as lojas de apps a adotarem o choice billing, mas a Apple se negou a seguir a lei.

Em outro campo, o CMA, órgão regulador de concorrência e mercado do Reino Unido, divulgou um relatório prévio sobre duopólio de Apple e Google no mercado mobile com a defesa das duas empresas e críticas duras de Microsoft, Match Group, The Guardian e Epic Games, em especial sobre a falta de escolha de opções de pagamentos.

Com a maré mudando e os reguladores avançando sobre o tema, o Google começou um projeto de abertura do billing fora da Google Play com o Spotify.